Potencialidade da Educação Permanente na Qualificação do Cuidado em Tuberculose

DOI: 10.15343/0104-7809.202044045056

Autores

  • Rodrigo Juliano Grignet Universidade Estadual do Oeste do Paraná- UNIOESTE, Foz do Iguaçu, PR, Brasil
  • Adriana Zilly Universidade Estadual do Oeste do Paraná- UNIOESTE, Foz do Iguaçu, PR, Brasil
  • Nathalia Halax Orfão Universidade Federal de Rondônia- UNIR, Porto Velho RO, Brasil
  • Rosane dos Santos Grignet Centro Universitário Dinâmica das Cataratas- UDC, Foz do Iguaçu PR, Brasil
  • Reinaldo Antonio Silva-Sobrinho Universidade Estadual do Oeste do Paraná- UNIOESTE, Foz do Iguaçu, PR, Brasil

Palavras-chave:

Tuberculose, Serviços de Saúde, Atenção Primária à Saúde, Educação Continuada.

Resumo

A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde representa um marco para a formação e aprimoramento do
trabalho em saúde no Brasil. É uma estratégia do Sistema Único de Saúde (SUS) que busca promover a transformação
das práticas para o setor. O objetivo deste estudo foi buscar compreender como a educação permanente em saúde (EPS)
e seus conceitos são percebidos pelos profissionais da atenção primária em saúde (APS), envolvidos no tratamento da
tuberculose (TB) e, quais as possíveis barreiras para seu amplo entendimento e utilização no processo de qualificação da
assistência municipal. Trata-se de um estudo epidemiológico descritivo do tipo inquérito com abordagem quantitativa,
com aplicação de instrumento avaliativo do grau de concordância apropriando-se da Escala Likert com profissionais da
APS. Os dados foram analisados estatisticamente pelo software XLSTAT®. Para a realização de independência entre as
questões e as variáveis avaliadas, foi realizado o teste de Qui-quadrado. As assertivas evidenciaram distorções sobre a
percepção da EPS. Os dados mais relevantes denotam dificuldade de relacionar a pratica profissional com o processo de
ensino, isto também se reflete nas ações de enfrentamento das doenças negligenciadas entre elas, a TB. Neste contexto,
para que a EPS possa ser um instrumento de análise crítica dos conhecimentos sobre a realidade local, e efetivamente
aplicada de forma objetiva precisa ser pensada e adaptada, sobretudo quando o foco são doenças historicamente relegadas
ao segundo plano.

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Publicado

2020-01-01

Como Citar

Juliano Grignet, R., Zilly, A., Halax Orfão, N. ., dos Santos Grignet, R., & Antonio Silva-Sobrinho, R. (2020). Potencialidade da Educação Permanente na Qualificação do Cuidado em Tuberculose: DOI: 10.15343/0104-7809.202044045056. O Mundo Da Saúde, 44, 45–56. Recuperado de https://revistamundodasaude.emnuvens.com.br/mundodasaude/article/view/941

Edição

Seção

Artigos