Educação nutricional em escolas de ensino fundamental do município de Guarulhos-SP
DOI: 10.15343/0104-7809.200933.3.2
Palavras-chave:
Educação Alimentar e Nutricional. Ensino Fundamental e Médio. Alimentação Escolar.Resumo
Este trabalho teve como objetivo descrever as atividades de educação nutricional realizadas em escolas de ensino fundamental
do município de Guarulhos. Realizou-se levantamento descritivo, com abordagem qualitativa, em 20% das escolas de ensino fundamental
de Guarulhos, por meio de entrevista semiestruturada em profundidade com diretores e coordenadores. A leitura dos depoimentos se
deu por Análise de Conteúdo Temática, categorizando-se as atividades de educação nutricional realizadas com os escolares segundo
estratégias pedagógicas, temas e recursos utilizados. Os resultados identificam 23 diferentes estratégias nas 13 escolas estudadas.
Destacam-se Orientações informais do professor durante a Alimentação Escolar e Aulas, presentes em todas as escolas, tratando de
temas como Hábitos alimentares e Saúde, sendo o Cardápio o principal recurso. A escola com maior variedade de estratégias contou
com a comunidade escolar para viabilizar a Horta, base de seu projeto pedagógico. Também foi observada alteração na distribuição da
alimentação escolar do município para o formato de autoserviço. Concluiu-se que as iniciativas foram isoladas e, em geral, predominou
a transmissão de informações, em detrimento da educação significante e participativa, bem como do lúdico.