Educação nutricional em escolas de ensino fundamental do município de Guarulhos-SP

DOI: 10.15343/0104-7809.200933.3.2

Autores/as

  • Bianca Assunção Iuliano Nutricionista e Mestre em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo. Pesquisadora contemplada com bolsa de mestrado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Docente do Centro Universitário São Camilo
  • Ana Maria Cervato Mancuso Nutricionista e Doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo. Professora Doutora do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.
  • Ana Maria Dianezi Gambardella Nutricionista e Doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo. Professora Doutora do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.

Palabras clave:

Educação Alimentar e Nutricional. Ensino Fundamental e Médio. Alimentação Escolar.

Resumen

Este trabalho teve como objetivo descrever as atividades de educação nutricional realizadas em escolas de ensino fundamental
do município de Guarulhos. Realizou-se levantamento descritivo, com abordagem qualitativa, em 20% das escolas de ensino fundamental
de Guarulhos, por meio de entrevista semiestruturada em profundidade com diretores e coordenadores. A leitura dos depoimentos se
deu por Análise de Conteúdo Temática, categorizando-se as atividades de educação nutricional realizadas com os escolares segundo
estratégias pedagógicas, temas e recursos utilizados. Os resultados identificam 23 diferentes estratégias nas 13 escolas estudadas.
Destacam-se Orientações informais do professor durante a Alimentação Escolar e Aulas, presentes em todas as escolas, tratando de
temas como Hábitos alimentares e Saúde, sendo o Cardápio o principal recurso. A escola com maior variedade de estratégias contou
com a comunidade escolar para viabilizar a Horta, base de seu projeto pedagógico. Também foi observada alteração na distribuição da
alimentação escolar do município para o formato de autoserviço. Concluiu-se que as iniciativas foram isoladas e, em geral, predominou
a transmissão de informações, em detrimento da educação significante e participativa, bem como do lúdico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2009-07-01

Cómo citar

Assunção Iuliano, B. ., Cervato Mancuso, A. M. ., & Dianezi Gambardella, A. M. . (2009). Educação nutricional em escolas de ensino fundamental do município de Guarulhos-SP: DOI: 10.15343/0104-7809.200933.3.2. O Mundo Da Saúde, 33(3), 264–272. Recuperado a partir de https://revistamundodasaude.emnuvens.com.br/mundodasaude/article/view/668