Metodologia dialética aplicada à formação médica em uma disciplina na Atenção Básica

DOI: 10.15343/0104-7809.20133717077

Autores

  • Fernanda Amendola Centro Universitário São Camilo-SP, Brasil.
  • Wânia Regina Veiga Martines Centro Universitário São Camilo-SP, Brasil.
  • Mayumi Uchoa Nawa Pagotto Centro Universitário São Camilo-SP, Brasil.
  • Maria Elisa Gonzalez Manso Centro Universitário São Camilo-SP, Brasil.

Palavras-chave:

Educação Médica. Atenção Primária à Saúde. Medicina de Família e Comunidade. Saúde da Família. Programa Saúde da Família.

Resumo

Este relato de experiência tem por objetivo divulgar a experiência docente na formação de alunos de um Curso de Graduação
em Medicina do município de São Paulo, na Atenção Básica. Por meio da metodologia dialética, são descritas as
propostas / objetivos da disciplina Integração Academia, Serviço e Comunidade, em que alunos ingressantes vivenciam
conteúdos teórico-práticos direcionados aos princípios do Sistema Único de Saúde, da Estratégia Saúde da Família e da
Medicina de Família e Comunidade. Percebeu-se que os três momentos da metodologia dialética: a síncrese (mobilização
para o conhecimento), a análise (construção do conhecimento) e a síntese (elaboração do conhecimento) contribuem para
a qualificação da prática docente e, sobretudo, para a formação de um aluno com visão ampliada e crítica do processo
saúde-doença, diante da atual estruturação da Atenção Básica à Saúde no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-01-01

Como Citar

Amendola, F. ., Veiga Martines, W. R. ., Uchoa Nawa Pagotto, M. ., & Gonzalez Manso, M. E. . (2013). Metodologia dialética aplicada à formação médica em uma disciplina na Atenção Básica: DOI: 10.15343/0104-7809.20133717077. O Mundo Da Saúde, 37(1), 70–77. Recuperado de https://revistamundodasaude.emnuvens.com.br/mundodasaude/article/view/455