Metodologia dialética aplicada à formação médica em uma disciplina na Atenção Básica

Autores

  • Fernanda Amendola Centro Universitário São Camilo-SP, Brasil.
  • Wânia Regina Veiga Martines Centro Universitário São Camilo-SP, Brasil.
  • Mayumi Uchoa Nawa Pagotto Centro Universitário São Camilo-SP, Brasil.
  • Maria Elisa Gonzalez Manso Centro Universitário São Camilo-SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.15343/0104-7809.20133717077

Palavras-chave:

Educação Médica, Atenção Primária à Saúde, Medicina de Família e Comunidade, Saúde da Família, Programa Saúde da Família

Resumo

Este relato de experiência tem por objetivo divulgar a experiência docente na formação de alunos de um Curso de Graduação
em Medicina do município de São Paulo, na Atenção Básica. Por meio da metodologia dialética, são descritas as
propostas / objetivos da disciplina Integração Academia, Serviço e Comunidade, em que alunos ingressantes vivenciam
conteúdos teórico-práticos direcionados aos princípios do Sistema Único de Saúde, da Estratégia Saúde da Família e da
Medicina de Família e Comunidade. Percebeu-se que os três momentos da metodologia dialética: a síncrese (mobilização
para o conhecimento), a análise (construção do conhecimento) e a síntese (elaboração do conhecimento) contribuem para
a qualificação da prática docente e, sobretudo, para a formação de um aluno com visão ampliada e crítica do processo
saúde-doença, diante da atual estruturação da Atenção Básica à Saúde no Brasil.

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Publicado

2013-01-01

Como Citar

Amendola, F. ., Veiga Martines, W. R. ., Uchoa Nawa Pagotto, M. ., & Gonzalez Manso, M. E. . (2013). Metodologia dialética aplicada à formação médica em uma disciplina na Atenção Básica. O Mundo Da Saúde, 37(1), 70–77. https://doi.org/10.15343/0104-7809.20133717077