Metodologia dialética aplicada à formação médica em uma disciplina na Atenção Básica
DOI:
https://doi.org/10.15343/0104-7809.20133717077Palavras-chave:
Educação Médica, Atenção Primária à Saúde, Medicina de Família e Comunidade, Saúde da Família, Programa Saúde da FamíliaResumo
Este relato de experiência tem por objetivo divulgar a experiência docente na formação de alunos de um Curso de Graduação
em Medicina do município de São Paulo, na Atenção Básica. Por meio da metodologia dialética, são descritas as
propostas / objetivos da disciplina Integração Academia, Serviço e Comunidade, em que alunos ingressantes vivenciam
conteúdos teórico-práticos direcionados aos princípios do Sistema Único de Saúde, da Estratégia Saúde da Família e da
Medicina de Família e Comunidade. Percebeu-se que os três momentos da metodologia dialética: a síncrese (mobilização
para o conhecimento), a análise (construção do conhecimento) e a síntese (elaboração do conhecimento) contribuem para
a qualificação da prática docente e, sobretudo, para a formação de um aluno com visão ampliada e crítica do processo
saúde-doença, diante da atual estruturação da Atenção Básica à Saúde no Brasil.









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