Metodologia dialética aplicada à formação médica em uma disciplina na Atenção Básica
DOI: 10.15343/0104-7809.20133717077
Palabras clave:
Educação Médica. Atenção Primária à Saúde. Medicina de Família e Comunidade. Saúde da Família. Programa Saúde da Família.Resumen
Este relato de experiência tem por objetivo divulgar a experiência docente na formação de alunos de um Curso de Graduação
em Medicina do município de São Paulo, na Atenção Básica. Por meio da metodologia dialética, são descritas as
propostas / objetivos da disciplina Integração Academia, Serviço e Comunidade, em que alunos ingressantes vivenciam
conteúdos teórico-práticos direcionados aos princípios do Sistema Único de Saúde, da Estratégia Saúde da Família e da
Medicina de Família e Comunidade. Percebeu-se que os três momentos da metodologia dialética: a síncrese (mobilização
para o conhecimento), a análise (construção do conhecimento) e a síntese (elaboração do conhecimento) contribuem para
a qualificação da prática docente e, sobretudo, para a formação de um aluno com visão ampliada e crítica do processo
saúde-doença, diante da atual estruturação da Atenção Básica à Saúde no Brasil.