Educação física escolar e saúde baseada nos princípios do letramento corporal: proposições e validação de uma tecnologia educacional
DOI:
https://doi.org/10.15343/0104-7809.202549e17352025PPalavras-chave:
Formação Continuada, Promoção da Saúde, Tecnologia Educacional, Estudo de ValidaçãoResumo
O Letramento Corporal (LC) é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde como um elemento fundamental na promoção de uma vida mais ativa e saudável. Tecnologias para fortalecer as competências dos professores de Educação Física Escolar (EFE) em reconhecer este elemento na intervenção pedagógica são urgentes. Este estudo objetivou o desenvolvimento e validação de uma Tecnologia Educacional (TE) sobre os princípios do LC na atuação pedagógica em EFE. Este estudo metodológico foi fundamentado nos princípios do Design Instrucional, ocorrido em três etapas: 1) análise e planejamento (pesquisa bibliográfica), 2) elaboração da TE (unidade didática de um curso autoinstrucional de formação de professores) e 3) validação de conteúdo e aparência. Neste último, 21 juízes (9 pesquisadores e 12 docentes do ensino básico) avaliaram o conteúdo e a aparência da TE usando instrumentos padronizados. Para análise dos dados foram calculados o Índice de Validade de Conteúdo (IVC), Razão de Validade de Conteúdo (RVC) e Índice de Validade da Aparência (IVA). A TE elaborada contém 17 páginas, centradas em três tópicos: Educação Física Escolar como promotora da saúde, conceito e princípios do LC e experiências práticas exitosas. Na validação, a TE obteve um IVC total de 0,98, RVC de 0,75 para o conteúdo e IVA de 0,95, representando índices de validação excelentes. Em conclusão, esta TE pode representar um recurso de formação para professores sobre como o LC pode ser contemplado nas práticas pedagógicas de EFE, de modo a contribuir para a formação integral e promoção da saúde na escola.
Downloads
Referências
Whitehead M. Letramento Corporal: atividades físicas e esportivas para toda a vida. Porto Alegre: Penso; 2019. 236 p.
International Physical Literacy Association. Definição de letramento corporal [Internet]. 2017 [citado 2025 fev 8]. Disponível em: https:// www.physical-literacy.org.uk/
UNESCO. Diretrizes em educação física de qualidade (EFQ) para gestores de políticas. Brasília: UNESCO; 2015. 90 p. https://unesdoc. unesco.org/ark:/48223/pf0000231963
Brasil. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base [Internet]. Ministério da Educação; 2017 [citado 2025 fev 8]. Disponível em: http://download.basenacionalcomum.mec.gov.br/
Neira MG, Souza Júnior M. A Educação Física na BNCC: procedimentos, concepções e efeitos. Motrivivência. 2016;28(48):188–206. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2016v28n48p188
Filho VCB, Pereira WMG, Farias BO, Moreira TMM, Guerra PH, Queiroz ACM, et al. Scoping review on interventions for physical activity and physical literacy components in Brazilian school-aged children and adolescents. Int J Environ Res Public Health. 2021;18(16):8349. https:// doi.org/10.3390/ijerph18168349
Santos TL, Santos AGB, Ilha PV. Letramento corporal na educação infantil: uma revisão sistemática [Internet]. Rev Ensino Educ Ciênc Humanas. 2024;25(2):312–8. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/12144
Moreira JPA. Letramento corporal: validação de testes para avaliação da competência motora, motivação e conhecimento de crianças brasileiras [Internet] [tese]. Viçosa: Universidade Federal de Viçosa; 2020. Disponível em: https://www2.ufjf.br/pgedufisica/wp-content/uploads/sites/114/2021/03/Jo%C3%A3o-P.-More ira-tese.pdf
Gonçalves JG, Luz L, Bandeira PF, Prazeres T, Lima V, Maia D, et al. Psychometric properties of the knowledge and understanding questionnaire of the Canadian Assessment of Physical Literacy-2 in low-income Brazilian children. Retos. 2024;58:291–8. https://doi.org/10.47197/retos. v58.106747
Lima MAD. Articulando o conceito de letramento corporal e o ciclismo educacional: uma proposta pedagógica para aulas de educação física escolar. [Dissertação]. [Curitiba]: Universidade Federal do Paraná; 2021. https://hdl.handle.net/1884/72057
Rosas RR, Oliveira RPD, Barbosa Filho VC, Oliveira VJMD. Educação física escolar relacionada à saúde: uma revisão de escopo dos estudos no brasil. Educ Em Rev. 5 de julho de 2024;40:e39543. https://doi.org/10.1590/0102-469839543
Almeida MN de, Lisboa LVA, Mezzaroba C, Oliveira VJM de. Os usos da teoria da salutogênese na Educação Física: uma revisão de escopo. Movimento. 28 de outubro de 2024;e30033–e30033. https://doi.org/10.22456/1982-8918.137792
Guimarães UA, Carmo IR do, Silva JTB da, Santos SM dos, Araújo J de SS. Tecnologias educacionais, aprendizagem, formação docente e inovação pedagógica. RECIMA21 - Rev Científica Multidiscip - ISSN 2675-6218. 1o de julho de 2023;4(7):e473538. https://doi.org/10.47820/ recima21.v4i7.3538
Filatro A. Design instrucional para professores. 1o ed. São Paulo: Senac São Paulo; 2023. 208 p.
Marques LME, Baião ER, Souza EVV Henderson Tavares de. Tecnologias educacionais: aplicações e possibilidades [Internet]. Editora Appris. [citado 17 de fevereiro de 2025].
Sparapani VC, Souza AIJ, Anders JC, Pina JC, Rocha PK. Modelo teórico-metodológico de elaboração e validação de tecnologia educacional para a área da enfermagem. Revista Baiana de Enfermagem [Internet]. 2023;37:e54361. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/54361
Jasper MA. Expert: a discussion of the implications of the concept as used in nursing. J Adv Nurs. 1994;20(4):769–76. https://doi. org/10.1046/j.1365-2648.1994.20040769.x
Pasquali L. Psicometria. Rev Esc Enferm USP. dezembro de 2009;43:992–9. https://doi.org/10.1590/S0080-62342009000500002
Leite SDS, Áfio ACE, Carvalho LVD, Silva JMD, Almeida PCD, Pagliuca LMF. Construction and validation of an Educational Content Validation Instrument in Health. Rev Bras Enferm. 2018;71(suppl 4):1635–41. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0648
Souza ACCD, Moreira TMM, Borges JWP. Development of an appearance validity instrument for educational technology in health. Rev Bras Enferm. 2020;73(suppl 6):e20190559. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2019-0559
Pedrosa I, Suárez-Álvarez J, García-Cueto E. Evidencias sobre la validez de contenido: avances teóricos y métodos para su estimación. Acción Psicológica. dezembro de 2013;10(2):3–18. https://doi.org/10.5944/ap.10.2.11820
Polit D, Beck C. Fundamentos da Pesquisa em Enfermagem: Avaliação de Evidências para a Prática de Enfermagem. 10o ed. Philadelphia Baltimore New York London Buenos Aires Hong Kong Sydney Tokyo: Wolters Kluwer; 2020. 909 p.
Ayre C, Scally AJ. Critical Values for Lawshe’s Content Validity Ratio: Revisitando os métodos originais de cálculo. Meas Eval Couns Dev. 1o de janeiro de 2014;47(1):79–86. https://doi.org/10.1177/0748175613513808
Brasil. Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS). Ministério da Saúde; 2018. https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_ nacional_promocao_saude.pdf
Brasil, Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Departamento de Promoção da Saúde. Guia de Atividade Física para a População Brasileira [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2021 [citado 19 de fevereiro de 2025]. 54 p. https://bvsms.saude.gov.br/ ministerio-da-saude-disponibiliza-guia-de-atividade-fisica-para-a-p opulacao-brasileira/
PNUD. Caderno de Desenvolvimento Humano sobre Escolas Ativas no Brasil [Internet]. Brasília: INEP; 2016 [citado 8 de fevereiro de 2025]. https://www.undp.org/pt/brazil/publications/caderno-de-desenvolvimento-humano-sobre-escol as-ativas-no-brasil-2016
Sport Australia. Sport Australia: The Australian Physical Literacy Framework. Vol. 2. Belconnen, Australian Capital Territory: Sport Australia; 2019. https://www.sportaus.gov.au/ data/assets/pdf_file/0019/710173/35455_Physical-Literacy-Fra mework_access.pdf
Carl J, Barratt J, Arbour-Nicitopoulos KP, Barnett LM, Dudley DA, Holler P, et al. Development, explanation, and presentation of the Physical Literacy Interventions Reporting Template (PLIRT). Int J Behav Nutr Phys Act. 18 de fevereiro de 2023;20(1):21. https://doi.org/10.1186/ s12966-023-01423-3
Durden-Myers EJ, Green NR, Whitehead ME. Implications for Promoting Physical Literacy. J Teach Phys Educ. 1o de julho de 2018;37(3):262– 71. https://psycnet.apa.org/doi/10.1123/jtpe.2018-0131
Gleddie DL, Morgan A. Physical literacy praxis: A theoretical framework for transformative physical education. PROSPECTS. Fevereiro de 2021;50(1–2):31–53. http://dx.doi.org/10.1007/s11125-020-09481-2
Lundvall S. Physical literacy in the field of physical education – A challenge and a possibility. J Sport Health Sci. 1o de junho de 2015;4(2):113– 8. https://doi.org/10.1016/j.jshs.2015.02.001
Silva ELO da, Mendez SP, Baptista AF, Sá KN. Métodos de elaboração de materiais de educação em saúde para adultos: revisão integrativa. Saúde Tecnol. 2019;(21):60–7. https://doi.org/10.25758/set.2222
Lopes ACMU. Desenvolvimento e validação de cartilha educativa para profissionais de saúde sobre lesões mamilares relacionadas à amamentação [Internet]. [s.n.]; 2023 [citado 8 de fevereiro de 2025]. https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1407420
Brandão Neto W, Silva DG da, Araújo NAA de B, Souza CFQ de, Cunha E de FS da, Moura THM de, et al. Validação de curso on-line sobre cuidados posturais ao recém-nascido prematuro. Texto Contexto - Enferm. 24 de maio de 2024;33:e20230249. https://doi.org/10.1590/1980- 265X-TCE-2023-0249pt
Muniz EA, Queiroz MVO, Pinheiro PN da C, Silva MRF da, Moreira TMM, Oliveira EN, et al. Guia de Enfermagem Escolar para promoção da saúde de jovens estudantes: construção e validação. Rev Bras Enferm. 16 de dezembro de 2022;76:e20220260. https://doi.org/10.1590/0034- 7167-2022-0260pt
Paixão MÉ da S, Silva MEF, Medeiros NRD de, Figueirêdo DST de O, Lima ÉAR de, Ribeiro LCS. Validação de tecnologia educacional para o diagnóstico oportuno do HIV na Atenção Primária à Saúde. Rev Eletrônica Acervo Saúde. 2 de dezembro de 2024;24(12):e17881. https:// doi.org/10.25248/reas.e17881.2024
Freitas RF de, Waechter H da N, Coutinho SG, Gubert F do A. Validação de aspectos semânticos em diretrizes para elaboração de Materiais Educativos Impressos para Promoção da Saúde: contribuição do Design da Informação. InfoDesign - J Inf Des. 30 de abril de 2020;17(1):152– 69. https://doi.org/10.51358/id.v17i1.759
Silva ASR da, Gubert F do A, Lima ICV de, Rolim R de M, Tavares DR, Silva DA da, et al. Validação de conteúdo e aparência de um curso online para a vigilância da influenza. Rev Ibero-Am Estud Em Educ. 23 de agosto de 2017;1408–20. https://doi.org/10.21723/riaee. v12.n.esp.2.10065
Gatti BA. Formação de grupos e redes de intercâmbio em pesquisa educacional: dialogia e qualidade. Rev Bras Educ. dezembro de 2005;124–32. https://www.scielo.br/j/rbedu/a/XgnqcgDkJZ8jc4BVfBpDYvt/?format=pdf&lang=pt
Tardif M. Saberes docentes e formação profissional. Olhar Profr. 2014;17(2):267–9.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 O Mundo da Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.