Contribuições da Inteligência Emocional frente aos desafios da liderança na Enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.15343/0104-7809.202549e16932024PPalavras-chave:
Inteligência Emocional, Liderança, Gestão em Saúde, Gestão de Pessoas, EnfermagemResumo
Este estudo tem como objetivo analisar a percepção de enfermeiras sobre os desafios da liderança e os elementos da inteligência emocional necessários para a prática profissional. Trata-se de um estudo qualitativo, exploratório e descritivo, com a participação de nove enfermeiras que atuaram em cargos de liderança entre 2021 e 2024. A coleta de dados ocorreu entre novembro de 2023 a janeiro de 2024, por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas remotamente. A análise temática resultou em duas categorias: Desafios de liderança na Enfermagem e Inteligência Emocional na atuação em liderança. Identificou-se que alcançar e manter-se na liderança é um desafio, especialmente na gestão de pessoas, sendo o prazer por lidar com pessoas o principal motivador para assumir essa posição. Dentre os elementos da inteligência emocional, o autoconhecimento foi destacado como fonte de motivação para a liderança, mas também como um desafio no processo de liderar. Outros aspectos considerados essenciais foram habilidade social, motivação, empatia e comunicação. Conclui-se que a inteligência emocional é um diferencial para o sucesso na liderança de enfermeiras, sendo a gestão de pessoas o maior desafio e, ao mesmo tempo, a principal motivação para liderar. Os elementos mais citados - autoconhecimento, habilidade social, motivação, empatia e comunicação - foram reconhecidos como fundamentais para o exercício da liderança.
Downloads
Referências
Carlos AMM, Kuiava IB, Nogueira MM, Menegon FHA, Andrade SR de, Santos JLG dos. Liderança no ambiente hospitalar: diferenças entre enfermeiros assistenciais e enfermeiros gerentes. Enferm foco. 2019;10(4):143-8. Doi: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2019.v10.n6.2900
Mattos JC de O, Balsanelli AP. A liderança do Enfermeiro na atenção primária à saúde: revisão integrativa. Enferm foco. 2019;10(4):164-71. Doi: https://doi. org/10.21675/2357-707X.2019.v10.n4.2618
Marziale MHP. Fortalecimento da enfermagem nos diferentes contextos de atuação a partir da liderança: para além da prática, na política. Revista de Enfermagem da UFSM. 2022;19(12):e1. Doi: https://doi.org/10.5902/2179769273424
Morcelli LMB, Dias BM, Gabriel CS, Bernardes A. Influência da liderança do enfermeiro na segurança dos pacientes: uma revisão integrativa. Rev baiana enferm. 2023;37:e54967.
Doi: http://dx.doi.org/10.18471/rbe.v37.54967
Lima JM. COVID 19 e os profissionais de saúde: implicações na percepção da saúde [dissertação]. Portugal (PT): Viana do Castelo: Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Escola Superior de Saúde; 2021. 180p. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1362486
Pappa S, Ntella V, Giannakas T, Giannakoulis VG, Papoutsi E, Katsaounou P. Prevalence of depression, anxiety, and insomnia among healthcare workers during the COVID-19 pandemic: A systematic review and meta-analysis. Brain Behavior and Immunity. 2020;88:901-7. Doi: https://doi.org/.1016/j.bbi.2020.05.026
Blóis MM, Salles TL. A. Inteligência emocional: uma estratégia de enfrentamento para enfermeiros-líderes durante a pandemia. Revista Edufatec: Educação, Tecnologia e Gestão. 2022;2(5):158-76. Disponível em: https://revistaedufatec.fatecfranca.edu.br/wp-content/uploads/2023/04/edufatec-n05v2a10.pdf
Goleman D. Inteligência emocional: a teoria revolucionária que define o que é ser inteligente Rio de Janeiro: Objetiva; 2011.
Goleman D. Liderança: a inteligência emocional na formação do líder de sucesso. 1ª ed. Rio de Janeiro: Objetiva; 2015.
Salvagni P, Alvagni P, Bettega ML, Casagrande DFM. A contribuição da inteligência emocional no exercício da liderança. Revista Eletrônica de Ciências Sociais Aplicadas-RECSA. 2019;8(2). Doi: https://revista.fisul.edu.br/index.php/revista/article/view/123/118
Ferreira S, Gomes E. A Inteligência Emocional como pilar da liderança moderna. Revista Tópicos. 2024;2(6). Doi: 10.5281/zenodo.10676914
Amestoy SC. Inteligência emocional: habilidade relacional para o enfermeiro-líder na linha de frente contra o novo Coronavírus. J Nurs Health. 2020; (n. esp): e20104016. Doi: https://doi.org/10.15210/jonah.v10i4.18993
Flick U, Lopes M. Introdução àmetodologia de pesquisa: um guia para iniciantes. Porto Alegre Brazil: Penso; 2013.
Bardin L. Análise de conteúdo. 2ª ed. 2011;279–9. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-668601
Amestoy SC, Backes VMS, Thofehrn MB, Martini JG, Meirelles BHS, Trindade L de L. Gerenciamento de conflitos: desafios vivenciados pelos enfermeiros-líderes no ambiente hospitalar. Rev Gaúcha Enferm. 2014 jun 27;35(2):79-85. Doi: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2014.02.40155
Gaidzinski RR, Peres HHC, Fernandes M de FP. Liderança: aprendizado contínuo em gerenciamento em enfermagem [Internet]. Revista Bras Enfermagem. 2004;57(4):464-466. [citado 3 dez 2024]. Doi: https://doi.org/10.1590/s0034-71672004000400015
Varanda PAG, Amestoy SC, Silva GTR, Backes VMS, Trindade LL, Pretto AC. Práticas pedagógicas adotadas por docentes na formação de enfermeiros-líderes. Rev Enferm Cent-Oeste Min. 2021;11:e4239. Doi: https://doi.org/10.19175/recom.v11i0.4239
Santos IAR, Amestoy SC, Silva GTR, Backes VMS, Varanda PAG, Virgens CDR. Abordagens metodológicas facilitadoras da aprendizagem constante da liderança na enfermagem. Rev Gaúcha Enferm. 2021;42:e20200175. Doi: https://doi. org/10.1590/1983-1447.2021.20200175
Rached CDA, Cruz EAA, Mota MHC, Paulo CSF, Amaral GMP, Nakajima DL. Nursing students’ perception: Escape Room use in teaching leadership skills. Rev Bras Enferm. 2024;77(2):e20230414. Doi: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2023-0414pt
Lacerda MV, et al. Inteligência emocional entre estudantes de enfermagem na pandemia de COVID-19. Acta Paul Enferm. 2023; 36. Doi: http://dx.doi. org/10.37689/acta-ape/2023AO01302
Santos AIS, Amestoy SC, Ribeiro AG, Santos IAR, Souza LCP. Inteligência emocional como habilidade para o desenvolvimento da liderança na formação em enfermagem. Cuadernos de Educación y Desarrollo. 2024;16(11). Doi: 10.55905/cuadv16n11-109.
Prezerakos PE. Nurse managers’ emotional intelligence and effective leadership: a review of the current evidence. Open Nurs J. 2018 May 31;12:86-92. DOI: https://doi.org/ 10.2174/1874434601812010086. PMID: 29997711; PMCID: PMC5997858.
Alves CCS et al. Inteligência emocional nas práticas profissionais: compreensão dos gestores de saúde. Cuadernos de Educación y Desarrollo. 2024;16:10. Doi: https://doi.org/10.55905/cuadv16n10-012
Farias Júnior TA, et al. Estratégias e desafios enfrentados para o desenvolvimento da resiliência e inteligência emocional no ambiente profissional. Revista Contemporânea. 2023;3(12):30850–30857. Doi: https://doi.org/10.56083/RCV3N12-306
Amestoy SC. Inteligência emocional: habilidade relacional para o enfermeiro-líder na linha de frente contra o novo Coronavírus. J Nurs Health.2020; (n. esp): e20104016. Doi: https://docs.bvsalud.org/biblioref/2020/07/1104064/12-inteligencia-emocional-habilidade-relacional-para-o-enferme_P8pPBvs.pdf
Sousa GAL, Pauli J, Ruffatto J. A influência da liderança ética e da empatia no engajamento da enfermagem. Rev Gest Secretariado. 2024;15(10). Doi: https:// doi.org/10.7769/gesec.v15i10.4358
Freitas AS, Ferreira SK. Gerenciamento de conflitos na equipe de enfermagem: o papel da liderança. Rev Voos [Internet]. 2023 Aug 17 [cited 2025 Feb 26];17(1). Doi: https://doi.org/10.69876/rv.v17i1.35
Rosenberg MB. Comunicação não-violenta: técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais. São Paulo: Ágora; 2006.
Metelski FK, Silva CB da, Vendruscolo C, Trindade L de L, Geremia DS. Enfermeiro gerente de unidade na atenção primária: o desafio de ser polivalente. Enferm foco. 2022;13:e202235. Doi: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2022.v13.e-202235.
Ampos LF, et al. Implicações da atuação da enfermagem no enfrentamento da COVID-19: exaustão emocional e estratégias utilizadas. Escola Anna Nery. 2023;27:e20220302. Doi: https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2022-0302pt
Nunes BA, Shimizu JC, Porfirio RBM. A atuação da liderança de enfermagem como estratégia na prevenção dos impactos da pandemia na saúde mental dos colaboradores. Rev Cient Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. 2021;6(12):27-39. Doi: 10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/saude/atuacao-da-lideranca
Aydogdu ALF. Competência Emocional na área de enfermagem. Rev Ciências da Saúde Nova Esperança. 2023;20(2):141-147. DOI: 10.17695/rcsne.vol20. n2.p141-147.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 O Mundo da Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.