Avaliação da aprendizagem na Educação Interprofissional no Ensino Superior em Saúde: protocolo para uma revisão integrativa da literatura sobre as abordagens pedagógicas
DOI:
https://doi.org/10.15343/0104-7809.202549e16872024PPalavras-chave:
Educação Interprofissional, Avaliação Educacional, Ensino, Educação Superior, Relações InterprofissionaisResumo
A Educação Interprofissional (EIP) é definida por situações em que profissionais ou estudantes de duas ou mais formações diferentes aprendem uns com os outros e sobre eles, com o objetivo de melhorar a colaboração e a qualidade dos serviços de saúde prestados. Ao introduzir a EIP nas experiências de ensino é necessário discutir também a avaliação da aprendizagem nesse processo. Uma das questões críticas para a avaliação da aprendizagem em EIP é a abordagem pedagógica explicitada pelo programa educacional. Em geral, observa-se que tais abordagens não são declaradas ou, quando são, não se expressam nas formas de avaliação propostas. O objetivo é identificar e analisar, por meio de uma Revisão Integrativa da Literatura (RIL), as abordagens pedagógicas utilizadas na avaliação da aprendizagem em experiências de EIP no Ensino Superior em Saúde. A RIL é uma metodologia que possibilita encontrar criteriosamente e avaliar sinteticamente estudos disponíveis sobre a temática que está sendo investigada. A pergunta de revisão desta pesquisa foi desenvolvida por meio da estratégia de inclusão da População, Interesse e Contexto. A metodologia da RIL seguirá seis etapas: formulação da pergunta de pesquisa, definição dos critérios de inclusão e exclusão, coleta de dados e estratégias de busca na literatura, avaliação rigorosa dos estudos selecionados, análise e síntese dos achados, e apresentação e interpretação dos resultados. Esta RIL busca identificar a predominância de avaliações tradicionais que limitam a aprendizagem interprofissional, e enfatizar a importância da integração de métodos avaliativos formativos e somativos no processo de ensino. A descrição das abordagens pedagógicas nesta RIL poderá contribuir para o desenvolvimento de práticas avaliativas eficazes na EIP, orientando educadores e gestores acadêmicos. Espera-se que os resultados promovam políticas pedagógicas mais eficazes, alinhadas às exigências do Ensino Superior em Saúde.
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