Avaliação da aprendizagem na Educação Interprofissional no Ensino Superior em Saúde: protocolo para uma revisão integrativa da literatura sobre as abordagens pedagógicas

Autores

  • Rafael Silvério de Moraes Programa de Pós-graduação em Gerenciamento em Enfermagem, Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo – PPGEn/USP. São Paulo/ SP, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-4526-4275
  • Camila Mendes da Silva Souza Programa de Pós-graduação em Gerenciamento em Enfermagem, Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo – PPGEn/USP. São Paulo/ SP, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-4708-0733
  • Valéria Marli Leonello Departamento de Orientação Profissional, Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo – USP. São Paulo/SP, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-0557-484X

DOI:

https://doi.org/10.15343/0104-7809.202549e16872024P

Palavras-chave:

Educação Interprofissional, Avaliação Educacional, Ensino, Educação Superior, Relações Interprofissionais

Resumo

A Educação Interprofissional (EIP) é definida por situações em que profissionais ou estudantes de duas ou mais formações diferentes aprendem uns com os outros e sobre eles, com o objetivo de melhorar a colaboração e a qualidade dos serviços de saúde prestados. Ao introduzir a EIP nas experiências de ensino é necessário discutir também a avaliação da aprendizagem nesse processo. Uma das questões críticas para a avaliação da aprendizagem em EIP é a abordagem pedagógica explicitada pelo programa educacional. Em geral, observa-se que tais abordagens não são declaradas ou, quando são, não se expressam nas formas de avaliação propostas. O objetivo é identificar e analisar, por meio de uma Revisão Integrativa da Literatura (RIL), as abordagens pedagógicas utilizadas na avaliação da aprendizagem em experiências de EIP no Ensino Superior em Saúde. A RIL é uma metodologia que possibilita encontrar criteriosamente e avaliar sinteticamente estudos disponíveis sobre a temática que está sendo investigada. A pergunta de revisão desta pesquisa foi desenvolvida por meio da estratégia de inclusão da População, Interesse e Contexto. A metodologia da RIL seguirá seis etapas: formulação da pergunta de pesquisa, definição dos critérios de inclusão e exclusão, coleta de dados e estratégias de busca na literatura, avaliação rigorosa dos estudos selecionados, análise e síntese dos achados, e apresentação e interpretação dos resultados. Esta RIL busca identificar a predominância de avaliações tradicionais que limitam a aprendizagem interprofissional, e enfatizar a importância da integração de métodos avaliativos formativos e somativos no processo de ensino. A descrição das abordagens pedagógicas nesta RIL poderá contribuir para o desenvolvimento de práticas avaliativas eficazes na EIP, orientando educadores e gestores acadêmicos. Espera-se que os resultados promovam políticas pedagógicas mais eficazes, alinhadas às exigências do Ensino Superior em Saúde.

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Publicado

2025-07-17

Como Citar

Moraes, R. S. de, Souza, C. M. da S., & Leonello, V. M. (2025). Avaliação da aprendizagem na Educação Interprofissional no Ensino Superior em Saúde: protocolo para uma revisão integrativa da literatura sobre as abordagens pedagógicas. O Mundo Da Saúde, 49. https://doi.org/10.15343/0104-7809.202549e16872024P

Edição

Seção

Artigos