Saúde mental e autorregulação emocional em docentes do Ensino Secundário
DOI:
https://doi.org/10.15343/0104-7809.202549e16822024PPalavras-chave:
Ansiedade, Autorregulação, Depressão, Professores, EstresseResumo
O estudo teve como objetivo avaliar a influência da autorregulação emocional no manejo da depressão, ansiedade e estresse em professores do ensino secundário da Unidade de Gestão Educacional Local de Puno. Trata-se de um estudo básico, de abordagem quantitativa, do tipo descritivo correlacional, com uma amostra de 150 professores do ensino secundário, utilizando o “Teste de avaliação socioemocional” e o “DASS-21” para medir depressão, ansiedade e estresse. Aplicou-se a correlação de Pearson e um modelo de regressão linear múltipla. A pesquisa revelou uma correlação negativa significativa entre as variáveis estudadas, destacando-se que o estresse possui o maior efeito negativo sobre a autorregulação. Conclui-se que existe, sim, relação entre as variáveis; além disso, professores com maiores habilidades de autorregulação apresentam menores níveis de depressão, ansiedade e estresse. Ao analisar os dados por meio da regressão linear múltipla, constatou-se que quase metade das mudanças na capacidade de autorregular as emoções pode ser explicada pelas variáveis do modelo (R² = 0,457). Os resultados mostram que tanto a ansiedade (β = -0,4; p < 0,05) quanto o estresse (β = -0,442; p < 0,05) desempenham um papel importante na previsão de como as pessoas autorregulam suas emoções. Em contrapartida, a depressão, o gênero e a situação laboral não demonstraram influência significativa na autorregulação emocional nesta amostra. Em conclusão, o estudo demonstra que a ansiedade e o estresse são, de fato, preditores da autorregulação emocional, enquanto a depressão, o gênero e a condição laboral não apresentam influência significativa.
Downloads
Referências
Kestel D. Estado de la salud mental tras la pandemia del COVID-19 y progreso de la Iniciativa Especial para la Salud Mental (2019-2023) de la OMS [Internet]. 2022. Disponible en: https://www.un.org/es/cr%C3%B3nica-onu/estado-de-la-salud-mental-tras-la-pandemia-del-covid-19-y progreso-de-la-iniciativa#
Jiménez Iván, Vázquez Guillermo, Juárez-Hernández Luis. Identificación de habilidades Socioemocionales y salud mental en profesores de Educación Superior: Validez de constructo. 03 de 2023;1-23. Disponible en: http://scielo.senescyt.gob.ec/pdf/rsan/v1n53/2528-7907- rsan-1-53-00144.pdf
Jiménez-Macías IU, César Vázquez-González G, Juárez-Hernández LG, Bracamontes-Ceballos E. Inventario de Habilidades Socioemocionales y Salud Mental para Profesores de Educación Superior: validez de contenido. Rev Fuentes [Internet]. 2021 [citado 2 de octubre de 2024];2(23):204-20. Disponible en: https://institucional.us.es/revistas/fuente/23_2/12052_23.2.pdf
Fragoso-Luzuriaga R. Inteligencia emocional y competencias emocionales en educación superior, ¿un mismo concepto? 2015;
Mikulic IM, Crespi M, Radusky P. Construcción y Validación del Inventario de Competencias Socioemocionales para Adultos (ICSE). Interdiscip Rev Psicol Cienc Afines [Internet]. 14 de diciembre de 2015 [citado 21 de septiembre de 2024];32(2). Disponible en: http://www. redalyc.org/articulo.oa?id=18043528007
OMS. Informe mundial sobre salud mental. Transformar la salud mental para todos [Internet]. 2022 p. 2-3. Disponible en: https://iris.who.int/ bitstream/handle/10665/356118/9789240051966-spa.pdf?sequence=1
Martínez-Otero Pérez V. Estrés y ansiedad en los docentes. Pulso Rev Educ. 30 de octubre de 2003;(26):9-21.
UNESCO. Cinco pilares esenciales para promover y proteger la salud mental y el bienestar psicosocial en las escuelas y los entornos de aprendizaje: nota informativa para gobiernos nacionales - UNESCO Biblioteca Digital [Internet]. 2022 [citado 21 de septiembre de 2024]. Disponible en: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000384614_spa
Merino Tejedor E, Lucas Mangas S. La autoeficacia y la autorregulación como variables moderadoras del estrés laboral en docentes de Educación Primaria. Univ Psychol [Internet]. 1 de julio de 2016 [citado 3 de octubre de 2024];15(1). Disponible en: http://revistas.javeriana. edu.co/index.php/revPsycho/article/view/5626
CARE. Habilidades socioemocionales: ¿Por qué es tan importante incluirlas en la educación? [Internet]. 2020. Disponible en: https://care. org.pe/habilidades-socioemocionales-por-que-es-tan-importante-incluirlas-en-la-educacion/
MINEDU. Cuidando nuestra salud mental [Internet]. 2020. Disponible en: https://educacionteescucha.minedu.gob.pe/recursos-y herramientas/cuidando-nuestra-salud-mental/
MINEDU. Encuesta nacional a docentes de Instituciones Educativas públicas de Educación Básica Regular [Internet]. 2021. Disponible en: https://www.minedu.gob.pe/politicas/docencia/pdf/endo/2021/endo2021-0-nacional.pdf
PUCP P. Monitoreo de la afectación del bienestar socioemocional docente de servicios educativos públicos de EBR [Internet]. 2022. Disponible en: https://repositorio.pucp.edu.pe/index/bitstream/handle/123456789/188522/EVIDENCIAPULSO_0005.pdf.pdf?sequence=4&isAllowed=y
ENDO. Encuesta Nacional a Docentes de instituciones educativas públicas de Educación Básica Regular [Internet]. 2021. Disponible en: https://www.minedu.gob.pe/politicas/docencia/pdf/endo/2021/endo2021-0-nacional.pdf
Ley de la reforma Magisterial 29944. Ley de la reforma Magisterial [Internet]. 2012. Disponible en: https://leyes.congreso.gob.pe/ Documentos/Leyes/29944.pdf
Chicoma M del PM, Santisteban BF. Programas de intervención para el desarrollo de competencias socioemocionales en docentes de educación escolar: Una revisión narrativa. Rev Psicológica Hered. 2022;15(2):61-76.
Chui HN, Pérez K, Roqueca EO, Castro JR, Jinez EL, Salasl BK. Salud mental y calidad de sueño en los docentes de educación básica regular. Rev Vive [Internet]. 21 de diciembre de 2022 [citado 4 de octubre de 2024];5(15):865-73. Disponible en: https://revistavive.org/index.php/ revistavive/article/view/246
Hanco J. La inteligencia emocional y el desempeño docente del Centro Educativo de Gestión no Estatal San Juan Bautista, Puno 2021. 2021.
Ruales Jurado RE, Lucero Revelo SE, Gómez Rosero ÁH. La autorregulación emocional desde una perspectiva educativa. Fedumar Pedagog Educ. 12 de diciembre de 2022;9(1):64-73.
Barrientos A, Sánchez R, Arigita A. Formación emocional del profesorado y gestión del clima de su aula. Prax Saber. 16 de septiembre de 2019;10(24):119-41.
Muñoz D. Las competencias socioemocionales de los docentes y su rol en el aula. En: Actas del II Congreso Internacional de Innovación, Ciencia y Tecnología INUDI – UH, 2024 [Internet]. 1.a ed. Instituto Universitario de Innovación Ciencia y Tecnología Inudi Perú; 2024 [citado 2 de octubre de 2024]. p. 585-602. Disponible en: https://editorial.inudi.edu.pe/index.php/editorialinudi/catalog/book/150/chapter/104
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 O Mundo da Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.