Avaliação comparativa da qualidade dos serviços de atenção pré-natal nos serviços públicos de saúde em Timor-Leste e no Centro de Saúde Comunitário Setabelan, cidade de Surakarta, Indonésia, com base na Trilogia de Juran
DOI:
https://doi.org/10.15343/0104-7809.202549e16702024PPalavras-chave:
Atenção Pré-Natal, Controle da Qualidade, Melhoria da Qualidade, Planejamento da QualidadeResumo
A realização da quarta consulta pré-natal (K4) nos serviços públicos de saúde em Timor-Leste permanece baixa. Um dos fatores que pode contribuir para o alcance da meta da quarta consulta é a gestão da qualidade. Portanto, esta pesquisa tem como objetivo fornecer recomendações para a melhoria da qualidade dos serviços de atenção pré-natal utilizando a Trilogia de Juran. Foi adotada uma abordagem observacional descritiva e transversal. Participaram do estudo 17 respondentes, sendo 15 parteiras e 2 coordenadores de Saúde Materna e Infantil. Com base nos dados obtidos, a implementação do planejamento da qualidade, controle da qualidade e melhoria da qualidade foi positiva. No entanto, há ausência de aplicação de levantamentos sobre o conhecimento e as expectativas dos usuários, o que impede a identificação e o atendimento das suas necessidades. Além disso, no que se refere ao controle da qualidade, há deficiências na aplicação dos usuários como avaliadores do serviço, dificultando a mensuração da satisfação. Quanto à melhoria da qualidade, não há uma equipe específica para esse fim, o que limita a implementação ideal de melhorias nos serviços. Recomenda-se, portanto, que os serviços públicos de saúde em Timor-Leste realizem pesquisas sobre conhecimento, expectativas e satisfação dos usuários, bem como estabeleçam uma equipe de melhoria da qualidade para aumentar a taxa de realização da quarta consulta pré-natal (K4).
Downloads
Referências
Al-Assaf, AF..Mutu Pelayanan Kesehatan : Perspektif Internasional / AF. Al-Assaf, MD, COA .2009
World Health Organization. Regional Office for the Eastern Mediterranean. (2004). Quality improvement in primary health care : a practical guide. https://iris.who.int/handle/10665/119694
World Health Organization. Timor-Leste: Health data overview for the Democratic Republic of Timor-Leste [Internet]. Geneva: WHO; [cited 2025 May 26]. Available from: https://data.who.int/countries/626
Azrul Azwar. Menuju pelayanan kesehatan yang lebih bermutu. 1996.
Curran, Connie R., and Mary K. Totten. “Governing for improved quality and patient safety.” Nursing Economics, vol. 29, no. 1, Jan.-Feb. 2011, pp. 38+. Gale OneFile: Health and Medicine, link.gale.com/apps/doc/A250676867/HRCA?u=anon~9a8ec0f2&sid=googleScholar&xid=2a1dd1d6. Accessed 26 Apr. 2025
Dinas Kesehatan Kota Surakarta. Profil Kesehatan Kota Surakarta Tahun 2020. 2021.
Dinas Kesehatan Kota Surakarta. Profil Kesehatan Kota Surakarta Tahun 2021. 2022.
Dinas Kesehatan Kota Surakarta. Profil Kesehatan Kota Surakarta Tahun 2022. 2023.
Puskesmas Setabelan. Profil Kesehatan Puskesmas Setabelan Tahun 2022. 2023
Early, et al. The Quality Planning Process. New York: Mc Graw Hill: 2001
Naomi P. Pengukuran Tingkat Kepuasan Pelanggan terhadap Jasa Pelayanan Kesehatan (Menggunakan Metoda Performance Importance Analysis Di Unit Rawat Inap Rumah Sakit Umum Sumedang). abmas. 2005;77
Muninjaya, A.A. Gde. Manajemen Mutu Pelayanan Kesehatan. 2011 / A.A. Gde Muninjaya. -. Jakarta: EGC, 2011
Juran JM, Hartono B. Merancang Mutu. Pustaka Binaman Pressindo; 1995.
Juran, J.M., Godfrey, A B, Hoogstoel, R.E. and Schilling, E.G. The Quality Improvement Process, Juran’s Quality Handbook. 5th edition, McGraw-Hill, New York. 1999
Notoatmodjo S. Metodologi Penelitian Kesehatan (3rd ed.). Angewandte Chemie International Edition, 6(11), 951–952. 2018.
Nafisah U, Wulandari RD. Benchmarking mutu pelayanan antenatal care di puskesmas berdasarkan trilogi Juran [Antenatal care service quality benchmarking in public health center based on Juran trilogy]. J Adm Kesehat Indones. 2014;2(2).
Beaufort, Netlibrary I. Managing health programs and projects. San Francisco: Jossey-Bass; 2004
Subanda IN. Upaya peningkatan jumlah kunjungan pelayanan antenatal di Rumah Sakit Umum Daerah Dr. Soetomo Surabaya: studi benchmarking di Rumah Sakit Katolik Santo Vincentius a Paulo Surabaya [dissertation]. Surabaya: Universitas Airlangga; 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 O Mundo da Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.