Conhecimentos sobre transexualidade de uma equipe de enfermagem em um ambulatório escola da cidade de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.15343/0104-7809.202549e16642024PPalavras-chave:
Pessoas Transgênero, Cuidados de Enfermagem, Educação Continuada, AcolhimentoResumo
Este artigo tem por objetivo identificar os conhecimentos da equipe de enfermagem de um Ambulatório Escola sobre a população trans. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva, realizada com 10 profissionais da equipe de enfermagem deste Ambulatório Escola localizado na cidade de São Paulo. Os dados foram coletados em junho de 2023 por meio de entrevistas presenciais, com perguntas fechadas e abertas, que foram transcritas e analisadas utilizando a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. O material empírico foi analisado e agrupado em seis expressões-chave: Transgeneridade; Transição; Aparência e Respeito; Atendimento de Enfermagem; Falta de preparo. Foi identificado que, embora haja compreensão das necessidades de saúde dessa população, ainda persistem dificuldades em implementar práticas assistenciais que respeitem as especificidades de gênero. O estudo enfatiza a importância de integrar o tema da transexualidade nos currículos de formação e nos espaços de educação permanente para assegurar um atendimento mais inclusivo e equitativo.
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