Pró-socialidade em adolescentes: uma experiência de intervenção
DOI:
https://doi.org/10.15343/0104-7809.202549e16632024PPalavras-chave:
Adolescente, Comportamento do Adolescente, Vulnerabilidade SocialResumo
O presente estudo apresenta uma intervenção com adolescentes estudantes de escolas públicas municipais. A intervenção foi realizada com dois grupos (n = 20; n = 18) de alunos do sexto ano. O programa de intervenção baseou-se no "Programa Troncal" desenvolvido pelo LIPA (Laboratório de Pesquisa Pró-social Aplicada) da Universidade Autônoma de Barcelona; e foi adaptado para esta aplicação. A pró-socialidade pode ser definida como o conjunto de comportamentos voluntários com intenção de beneficiar pessoas, sem a expectativa de recompensa externa. Esses comportamentos fortalecem laços sociais e fomentam valores fundamentais para o desenvolvimento de relações interpessoais saudáveis. Com as conjunturas sociais e econômicas atuais, adolescentes que vivem em centros urbanos estão imersos em uma realidade permeada pela violência e por comportamentos antissociais. O objetivo foi observar as mudanças nos comportamentos dos adolescentes a partir da intervenção, mensurando-se o grau de pró-socialidade. Foram realizados vinte encontros de 90 minutos, semanalmente; e três avaliações para identificar os níveis de pró- socialidade dos participantes (inicial, final e acompanhamento); o instrumento utilizado foi a EPA-A (Escala de avaliação pró-social para adolescentes). Verificou-se melhora nos comportamentos de pró-socialidade entre os adolescentes a partir da intervenção, que foram percebidos na interação entre pares no grupo e com a pesquisadora. Observou-se que em diferentes dimensões analisadas (Ajuda, Partilha, Clima Positivo, Cuidado e Empatia) existem tendências positivas quando se estimula que atitudes positivas e saudáveis sejam adotadas; indicando que a inserção, em ambiente escolar, de intervenções pautadas em questões socioemocionais pode produzir modificações tanto individuais quanto coletivas.
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