Narrativas de participantes do Curso Introdução à Saúde dos Povos Indígenas: protagonismo e diversidade para o trabalho nos contextos indígenas
DOI:
https://doi.org/10.15343/0104-7809.202448e15892024PPalavras-chave:
Saúde de Populações Indígenas, Educação em Saúde, Capacitação de Recursos Humanos em Saúde, Povos Indígenas, Aprendizagem Baseada em ProblemasResumo
Há uma demanda de formação de profissionais para atuação nos contextos de saúde indígena e cresce o protagonismo indígena nos diversos campos de saber para tratar de suas próprias questões sociopolíticas. O presente artigo traz uma análise documental com abordagem qualitativa e análise temática de conteúdo. Os documentos analisados foram narrativas redigidas por participantes do curso Introdução à Saúde dos Povos Indígenas, ofertado por uma universidade, com participação de indígenas e não indígenas, lideranças, trabalhadores e estudantes da saúde de diversas regiões do Brasil. Analisaram-se três categorias de experiências: presença e protagonismo indígena na experiência do curso; aprendizagens no encontro de diversidades com metodologias ativas de ensino-aprendizagem; formação para o trabalho na saúde indígena. Percebeu-se que a utilização de metodologias ativas possibilitou um curso participativo, com valorização da presença e do protagonismo indígenas. Apresentou-se de forma inovadora ao ofertar espaços de construção de conhecimentos e de formação profissional de forma acessível, no modelo remoto, com valorização dos diferentes conhecimentos e trajetórias dos participantes.
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