Narrativas de participantes do Curso Introdução à Saúde dos Povos Indígenas: protagonismo e diversidade para o trabalho nos contextos indígenas

Autores

  • Willian Fernandes Luna Departamento de Medicina, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. São Carlos/SP, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-2314-128X
  • Cecilia Malvezzi Departamento de Medicina, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. São Carlos/SP, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-1343-4417
  • Denis Delgado da Silva Indígena do Povo Baré. Estudante de Graduação em Enfermagem, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. São Carlos/SP, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-2067-8997
  • Ana Elisa Rodrigues Alves Ribeiro Departamento de Estomatologia, Saúde Coletiva e Odontologia Legal da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto – FORP, Universidade de São Paulo – USP. Ribeirão Preto/SP, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-8057-3049
  • Ivanildo da Silva Ferreira Indígena do Povo Baniwa. Estudante de Graduação em Fisioterapia, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. São Carlos/SP, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-7171-7776
  • Vanessa Carneiro Borges Indígena do Povo Tukano. Estudante de Graduação em Terapia Ocupacional, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. São Carlos/SP, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-4293-3111
  • Claudiana Brazão Lopes Indígena do Povo Bará. Estudante de Graduação em Pedagogia, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. São Carlos/SP, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-8797-5860
  • Ana Paula Alves da Silva Indígena do Povo Wassu Cocal. Estudante de Graduação em Fisioterapia, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. São Carlos/ SP, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-0554-1677

DOI:

https://doi.org/10.15343/0104-7809.202448e15892024P

Palavras-chave:

Saúde de Populações Indígenas, Educação em Saúde, Capacitação de Recursos Humanos em Saúde, Povos Indígenas, Aprendizagem Baseada em Problemas

Resumo

Há uma demanda de formação de profissionais para atuação nos contextos de saúde indígena e cresce o protagonismo indígena nos diversos campos de saber para tratar de suas próprias questões sociopolíticas. O presente artigo traz uma análise documental com abordagem qualitativa e análise temática de conteúdo. Os documentos analisados foram narrativas redigidas por participantes do curso Introdução à Saúde dos Povos Indígenas, ofertado por uma universidade, com participação de indígenas e não indígenas, lideranças, trabalhadores e estudantes da saúde de diversas regiões do Brasil. Analisaram-se três categorias de experiências: presença e protagonismo indígena na experiência do curso; aprendizagens no encontro de diversidades com metodologias ativas de ensino-aprendizagem; formação para o trabalho na saúde indígena. Percebeu-se que a utilização de metodologias ativas possibilitou um curso participativo, com valorização da presença e do protagonismo indígenas. Apresentou-se de forma inovadora ao ofertar espaços de construção de conhecimentos e de formação profissional de forma acessível, no modelo remoto, com valorização dos diferentes conhecimentos e trajetórias dos participantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Organização Mundial de Saúde. Declaração de Alma Ata sobre Cuidados Primários. Alma Ata; 1978.

Brasil. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília; 1988.

Brasil, FUNASA. Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas. 2nd ed. Ministério da Saúde, editor. Brasília; 2002. 40 p.

Diehl EE, Pellegrini MA. Saúde e povos indígenas no Brasil: o desafio da formação e educação permanente de trabalhadores para atuação em contextos interculturais. Cad Saúde Pública. 2014;30(4):867–74.

Ribeiro AERA, Beretta RC de S, Junior WM. Promoção da saúde e efetivação da Reforma Sanitária no contexto dos povos originários. Saúde em Debate. 2019;43(Especial 8):292–304.

Brasil M da C. Nada Sobre Nós Sem Nós_ os desafios de incluir culturas afro-brasileiras e indígenas na educação — Ministério da Cultura [Internet]. [cited 2023 Aug 30]. Available from: https://www.gov.br/cultura/pt-br/assuntos/noticias/nada-sobre-nos-sem-nos painel-discute-desafio-de-incluir-culturas-afro-brasileiras-e-indigenas-na-educacao

Sadler, K. , Johnson, M. , Brunette, C. , Gula, L. , Kennard, M. , Charland, D. , Tithecott, G. , Cooper, G. , Rieder, M. , Watling, C., Herbert, C. P. , Garcia, B. , Hammond, R. R. (2017). Indigenous Student Matriculation into Medical School: Policy and Progress. TheInternational Indigenous Policy Journal,8(1)

Leite MS, Ferreira AA, Bresan D, Araujo JR, Tavares I do N, Santos RV. O protagonismo indígena no contexto da insegurança alimentar em tempos de Covid-19. Rev Nutr. 2020;33:1–6.

El Kadri MR, Melo BD, Souza MS e, Noal D da S, Serpeloni F, Pereira A dos S. Curso em saúde mental no contexto da Covid-19 com povos indígenas por meio de ensino remoto. Trab Educ e Saúde. 2022;20:1–12.

Luna WF, Malvezzi C, Teixeira KC, Almeida DT, Bezerra VP. Identidade, Cuidado e Direitos: a Experiência das Rodas de Conversa sobre a Saúde dos Povos Indígenas. Rev Bras Educ Med. 2020;44(2):1–9.

Freire P. Educação como prática da liberdade. 23a ed. Terra P e, editor. Rio de Janeiro; 1999.

Malvezzi C, Luna WF. Caderno do Curso Introdução à Saúde dos Povos Indígenas. [Internet]. São Carlos: UFSCar/CPOI; 2022. 28 p. Available from: https://www.sibi.ufscar.br/arquivos/cpoi/caderno-do-curso-introducao-a-saude-dos-povos-indigenas.pdf

Minayo MC de S. Pesquisa Social: Teoria, Método e Criatividade. 21st ed. Vozes, editor. Petrópolis; 2002.

Jackson Ronie Sá-Silva, Almeida CD de, Guindani JF. Pesquisa documental : pistas teóricas e metodológicas. Rev Bras História Ciências Sociais. 2009;1(julho):1–15.

Benjamin W. Magia e Técnica, Arte e Política. 3a ed. brasilieanse, editor. São Paulo; 1985.

Luna WF, Nordi AB de A, Rached KS, Carvalho ARV. Projeto de Extensão Iandé Guatá: vivências de estudantes de Medicina com indígenas Potiguara. Interface [Internet]. 2019;23(julho):1–15. Available from: https://doi.org/10.1590/ Interface.180576

Moreira MA. Aprendizagem significativa. Brasília; 1998.

Fitzpatrick SA, Haswell MR, Williams MM, Lecturer S, Nathan S, Lecturer S, et al. Learning about Aboriginal health and wellbeing at the postgraduate level: novel application of the Growth and Empowerment Measure. Rural Remote Health [Internet]. 2019;19(2). Available from: https://doi.org/10.22605/RRH4708

Langdon EJ. A construção Sociocultural da Doença e Seu Desafio para a Prática Médica. In: Baruzzi RG, Junqueira C, editors. Parque Indígena do Xingu: Saúde, Cultura e História. São Paulo: Terra Virgem; 2005. p. 116–22.

Walsh C. (De)construir la interculturalidad. Consideraciones críticas desde la política, la colonialidad y los movimientos indígenas y negros en el Ecuador. In: FULLER, Norma (Ed.). Interculturalidad y política. Desafíos y posibilidades. Lima: Red para el Desarrollo de las Ciencias Sociales en el Perú, 2002.

Freire P. Educação como prática da liberdade. 23rd ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra; 1999.

Lima VV. Espiral Construtivista. Interface Comun Saúde, Educ. 2017; 21(61): 421–34.

Castro NJC de, Cavalcante IM da S, Palheta A do SE, Santos D de N dos. Inclusão de disciplinas em graduação de enfermagem sobre populações tradicionais amazônicas. Cogitare Enferm. 2017;22(2).

Santos LFR dos, Maurício H de A, Lins F de M, Silva IKS da, Moreira R da S. Formação ampliada durante residência multiprofissional em saúde: relato de experiência de um cirurgião-dentista com o povo Xukuru do Ororubá (Pernambuco/Brasil). Interface - Comun Saúde, Educ. 2021;25(e200549):1–17.

Garnelo L, Pontes AL, Sampaio SDS. Atenção diferenciada: a formação técnica de agentes indígenas de saúde do Alto Rio Negro. FIOCRUZ, editor. Rio de janeiro; 2019. 163 p.

Brasil: Ministério da Saude.Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde: o que se tem produzido para o seu fortalecimento? Brasília; 2018.

Ahmadpour B, Turrini RNT, Camargo-plazas P. Resolutividade no Subsistema de Atenção à Saúde Indígena ( SASI-SUS ): análise em um serviço de referência no Amazonas , Brasil. Cienc e Saude Coletiva. 2023;28(6):1757–66.

Botelho BO de, Cruz PJSC, Bornstein VJ, David HMSL, Lima L de O. Experiências de formação no contexto da Política Nacional de Educação Popular em Saúde no Sistema Único de Saúde. Interface (Botucatu) [Internet]. 2021;25:e200195.

Publicado

2024-07-23

Como Citar

Luna, W. F., Malvezzi, C., Silva, D. D. da, Ribeiro, A. E. R. A., Ferreira, I. da S., Borges, V. C., Lopes, C. B., & Silva, A. P. A. da. (2024). Narrativas de participantes do Curso Introdução à Saúde dos Povos Indígenas: protagonismo e diversidade para o trabalho nos contextos indígenas. O Mundo Da Saúde, 48. https://doi.org/10.15343/0104-7809.202448e15892024P

Edição

Seção

Artigos