Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- A contribuição é original, inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
- O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
- O texto está formatado com espaçamento 1,5, fonte tamanho 12 (corpo do texto), folha tamanho A4 e margens de 2,0 cm; nos destaques, emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); figuras e tabelas estão em resolução adequada.
- URLs para acesso às referências foram informadas, quando possível.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Submissões.
- Todos os dados, códigos de programas e outros materiais que foram utilizados ou gerados na pesquisa estão devidamente referenciados.
- O comprovante de pagamento da submissão foi enviado para o e-mail secretariapublica@saocamilo-sp.br (dados para pagamento estão informados a seguir).
- A pesquisa está alinhada e em conformidade com as práticas de ciência aberta.
Diretrizes para Autores
Categorias de artigos aceitos:
A revista O Mundo da Saúde expandiu suas diretrizes de submissão para incluir uma variedade mais ampla de contribuições acadêmicas e científicas, refletindo seu compromisso com o avanço do conhecimento na área da saúde. Esta iniciativa visa facilitar a divulgação de análises críticas e sínteses atualizadas sobre temas relevantes para a comunidade científica e profissional nas seguintes categorias:
- Artigos Originais: São artigos que apresentem resultados inéditos de pesquisas científicas, contribuindo de maneira significativa e inovadora para o campo de estudo. Estes artigos devem incluir seções como Introdução, Metodologia, Resultados, Discussão e Conclusão, além de um Resumo claro e conciso.
- Artigos de Revisão: Manuscritos que proporcionem uma análise abrangente da literatura existente sobre um tema específico, identificando tendências, avanços, lacunas e futuras direções de pesquisa. Os artigos de revisão devem sintetizar o conhecimento atual e oferecer uma visão crítica sobre o tópico em questão. Incluirão seções como Introdução, Metodologia, Resultados, Discussão e Conclusão, além de um Resumo claro e conciso.
- Relatos de Caso: São bem aceitas descrições detalhadas de casos clínicos, experimentais ou observacionais que ofereçam insights valiosos e únicos para a prática ou pesquisa científica. Os relatos de caso devem incluir uma Introdução, Descrição do Caso, Discussão e Conclusão.
Além disso, O Mundo da Saúde aceita a submissão de artigos que tenham sido previamente publicados como Preprints. Esta medida visa ampliar a acessibilidade e a disseminação de pesquisas em estágio inicial, promovendo o avanço do conhecimento e o compartilhamento de dados preliminares. Para submissão de artigos anteriormente disponíveis em servidores de preprint, solicitamos que os autores informem o link do preprint no momento da submissão e que garantam que não houve revisão por pares prévia ao envio para nossa revista.
Esta expansão de categorias e diretrizes visa incentivar a submissão de trabalhos que promovam o avanço do conhecimento científico e contribuam para o enriquecimento das discussões na área da saúde.
Custo de publicação:
A revista O Mundo da Saúde prevê o pagamento de taxa de submissão (no ato da submissão) e de publicação (após a aprovação).
Para a submissão, é requerido o pagamento de R$ 55,00 (cinquenta e cinco reais) não reembolsáveis.
Para a publicação, após aprovação do artigo, o custo é de R$ 55,00 (cinquenta e cinco reais) por página final editorada.
Os dados para pagamento são:
Banco: Santander (033)
Agência: 0389
Conta corrente: 13003134-1
Favorecido: União Social Camiliana
CNPJ: 58.250.689/0004-35
Preparo do manuscrito:
- São aceitos, no máximo, 07 (sete) autores por artigo, salvaguardadas as devidas exceções.
- Não serão aceitas (sob nenhuma hipótese) novas inserções de autores, durante ou após o processo de apreciação do artigo. Serão considerados autores apenas aqueles inseridos quando da submissão do artigo na plataforma.
- As referências bibliográficas devem limitar-se a 40 (quarenta), salvaguardadas as devidas exceções.
- O documento a ser submetido deve ser gravado em extensão doc. ou docx., em fonte Times New Roman, tamanho 12 (corpo do texto), espaçamento 1,5 e folha tamanho A4, com todas as margens de 2,0 cm.
- Para evitar o reconhecimento do(s) autor(es) pelos pareceristas, o documento contendo o manuscrito completo não deve conter nenhuma informação sobre a autoria do trabalho. Portanto, todas as informações pessoais devem ser retiradas das “Propriedades” do arquivo.
- São aceitos textos redigidos nos idiomas português, inglês e espanhol.
- Os itens a compor o manuscrito devem ser dispostos em página própria, obedecendo à seguinte sequência: Folha de Rosto (arquivo separado do restante); resumos e palavras-chave; corpo do texto; agradecimentos (quando houver); referências. Abaixo, constam detalhes específicos sobre a composição de cada um desses itens.
Itens do manuscrito:
FOLHA DE ROSTO:
Consiste na página de identificação do manuscrito a ser submetido, devendo ser enviado em arquivo à parte. Deve conter os dados dos autores e demais informações de identificação do artigo:
- Título do artigo: Em caixa baixa, completo, incorporando, se necessário, título complementar ou subtítulo. Deve respeitar o limite de 95 caracteres, incluindo espaços, sendo o mais informativo e conciso possível (recomenda-se já no título apresentar uma indicação do resultado da pesquisa).
- Identificação dos autores:
- Nome de cada autor por extenso, sem abreviações.
- Vínculo institucional, incluindo departamento/setor, instituição, cidade, estado e país de atuação.
- ORCID de todos os autores.
- Endereço para correspondência do autor responsável pela submissão do manuscrito (primeiro autor).
- Endereço eletrônico (e-mail) de todos os autores.
- Outras informações:
- Contribuições dos autores: A contribuição de cada autor no artigo deve estar explicitada no ato da submissão (Exemplo: “LYR analisou e interpretou os dados e foi um dos principais contribuintes na redação do manuscrito. EB realizou a análise estatística, contribuiu na redação do manuscrito e foi o autor que submeteu o manuscrito."). Observação: O Mundo da Saúde adota o sistema de especificação CRediT (Contributor Roles Taxonomy), mantido pelo Consortia for Advancing Standards in Research Administration Information (CASRAI). O CRediT considera 14 diferentes papéis de autoria ou contribuição: Administração do Projeto; Análise Formal; Conceituação; Curadoria de Dados; Escrita – Primeira Redação; Escrita – Revisão e Edição; Investigação; Metodologia; Obtenção de Financiamento; Recursos; Software; Supervisão; Validação; e Visualização. (Independentemente da contribuição e do sistema de registro, todos os autores são igualmente responsáveis pelo artigo).
- No caso de a pesquisa ter recebido auxílio, mencionar o nome da agência financiadora e o respectivo número do processo.
- No caso de o manuscrito resultar de tese, indicar o nome do autor, título, ano e instituição onde foi apresentada.
- No caso de haver interesses a serem declarados (conforme especificado na seção “Política sobre Conflito de Interesse”, na página da revista), a declaração deve ser feita.
- * Os itens a seguir devem constar em um mesmo arquivo, contendo o manuscrito completo e iniciando com o título do artigo.
- Os autores devem fornecer quando for o caso os respectivos registros de ensaios clínicos.
RESUMOS E PALAVRAS-CHAVE
- Resumo estruturado em português e inglês (abstract), com no máximo 250 palavras, sintetizando introdução, objetivo do estudo, metodologia, resultados, discussão e conclusões mais importantes. O texto deve ser escrito sequencialmente, em parágrafo único.
- Palavras-chave: de três a cinco descritores, tendo como referência o Vocabulário Controlado em Ciências da Saúde (DeCS), da BIREME, ou, se em inglês, o Medical Subject Headings (MeSH).
CORPO DO TEXTO:
- O artigo deve ter até 30.000 caracteres com espaços, excluindo resumo, tabelas, gráficos, ilustrações e referências.
- Deve estar formatado em fonte Times New Roman, tamanho 12 (corpo do texto), espaçamento 1,5 e folha tamanho A4, com todas as margens de 2,0 cm. Nos destaques, deve empregar itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL).
- Deve estruturar-se conforme a seguinte organização: Introdução (apresentação de justificativa, objetivos e referenciais teóricos); Metodologia (casuística e procedimentos); Resultados; Discussão; Conclusão (além das Referências, que constam em item a seguir).
- Todos os títulos e subtítulos das seções devem estar grafados em caixa alta.
- Abreviaturas e símbolos: Se houver, devem ser incorporados ao manuscrito de forma padronizada, seguidos das respectivas legendas.
- Tabelas, gráficos, quadros e figuras: Devem ser incorporados ao manuscrito, com o título "Figura" e com as seguintes informações: título, fonte, ano e dados complementares, se houver, sendo numerados consecutivamente, com algarismos arábicos, segundo a ordem de citação no texto.
- Ilustrações devem estar em alta resolução, com no mínimo 300 dpi.
- Se houver ilustração extraída de outro trabalho previamente publicado, o(s) autor(es) deve(m) apresentar autorização por escrito para sua reprodução.
- Caso sejam utilizadas imagens de pessoas, apenas serão veiculadas se acompanhadas de autorização por escrito para divulgação.
- Fórmulas matemáticas, expressões e equações: Podem ser inseridas no texto, se não contiverem caracteres especiais; caso contrário, devem ser apresentadas isoladas, em linha separada.
- Unidades de medida: Devem ser apresentadas de acordo com o Sistema Internacional de Unidades.
APÊNDICES E ANEXOS OU MATERIAL SUPLEMENTAR:
Devem ser incluídos quando essencial para entendimento do artigo. Ficará aos Revisores e Editores a decisão final de mantê-los na publicação ou não. A revista recomenda e estimulamos que os dados de pesquisa (arquivos de dados numéricos, códigos de aplicativos computacionais, documentos e outros conteúdos) subjacentes aos textos dos artigos seja citado, referenciado e declaração informando a disponibilidade dos dados.
DECLARAÇÃO DE CREDIT
Deve ser especificado no corpo do artigo antes dos Agradecimentos a contribuição de cada autor no artigo submetido.
AGRADECIMENTOS:
Ao final do manuscrito, podem ser inseridos agradecimentos, destacando: as contribuições de profissionais por orientações técnicas e/ou apoio financeiro ou material, especificando a sua natureza. Os citados nos agradecimentos devem autorizar expressamente sua menção. Os autores devem se responsabilizar, mediante assinatura de termo específico, por essa autorização.
REFERÊNCIAS:
- Todas as referências mencionadas no texto devem estar indicadas.
- As referências indicadas devem efetivamente ter sido mencionadas no texto.
- Devem limitar-se a 40 (quarenta), salvaguardadas as devidas exceções.
- Devem ser apresentadas segundo as “Orientações para publicação de referências em artigos científicos na área da saúde”, conforme a normalização de Vancouver, exemplificada na seção “Normas para citações e referências”, a seguir.
NORMAS PARA CITAÇÕES E REFERÊNCIAS
Regra geral de citação no texto:
- Citações literais devem ser identificadas com aspas duplas.
- Cada citação no texto deve ser indicada com um número sobrescrito, o qual corresponderá a uma referência listada ao final do texto.
Exemplos:
Segundo Silva1, o Zica vírus se proliferou rapidamente nas regiões Norte e Nordeste devido às condições precárias da grande maioria da população.
Diversas populações de bactérias patogênicas podem ser encontradas na água13,14.
Regras gerais de apresentação de referências:
A seguir estão exemplificados os principais tipos de referenciação, conforme normalização adotada pela revista. Para casos que não estejam aqui listados, seguir o padrão Vancouver.
ARTIGO DE PERIÓDICO:
Para referenciar artigos de periódicos seguindo as Normas Vancouver, primeiramente é preciso inserir o nome do(s) autor(es), seguido do título do artigo em questão, da revista onde está publicado, do ano de publicação, do volume e da numeração das páginas (inicial e final).
Autor/es. Título do artigo. Abreviatura internacional da revista. ano; volume (número): página inicial-final do artigo.
Exemplos:
Barbieri E, Bondioli AC, Woicechovski E, Zapotoski SMK. Qualidade microbiológica da água da cultura de ostras comercializadas em Cananeia-SP, Brasil. Mundo Saúde. 2012; 36(4): 541-547.
Silva J. Zica: o que é, como surgiu e suas principais consequências na saúde pública brasileira. Rev. Foco em Saúde. 2017; 35; 1102-1111.
(Observação: No caso de artigos com mais de seis autores, deve-se usar o sobrenome daquele que aparece em primeiro no periódico, seguido da abreviatura “et al.”. Quando o artigo citado tem até seis autores, todos devem constar na citação, na mesma ordem em que aparecem na publicação original.)
ARTIGO DE PERIÓDICO ONLINE:
No caso das revistas online, para fazer a referência seguindo as Normas Vancouver, é preciso inserir o nome do(s) autor(es), seguido do título do artigo, do nome da revista onde ele foi publicado, do ano/data de publicação, do ano/data de consulta, do volume do periódico, da numeração das páginas (inicial e final) e do endereço de acesso.
Autor/es do artigo. Título do artigo. Nome da revista, ano [data de consulta]; volume (número): [Extensão/páginas]. Endereço eletrônico
Exemplos:
Silva E A, da Silva P R S. Investigação microbiológica da saliva de animais de estimação. Rev Saúde Foco [Internet] 01 de novembro de 2014; acessado em 25 de janeiro de 2017; Disponível em: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/saudeemfoco/article/view/518
French I, Barandiarán M, Marcellán T, Moreno L. Estimulação psicocognoscitiva nas representações. An Sist Sanit Navar [revista da Internet] 2003 setembro-dezembro. [acessado em 19 de outubro de 2005]; 26(3). Disponível em: http://www.cfnavarra.es/salud/anales/textos/vol26/n3/revis2a.html
ARTIGO DE JORNAL:
Para referenciar jornais seguindo as Normas Vancouver, além do nome do(s) autor(es) e do nome do artigo, também é necessário inserir o nome do jornal onde ele foi publicado, bem como o ano de publicação, seguido da seção, do número da página e da coluna, se houver.
Autor do artigo. Título do artigo. Nome do jornal. Dia mês ano; Secção: página (coluna).
Exemplos:
Almeida L. Cresce a procura por planos particulares de saúde em todo o Brasil. Folha Brasil. 30 jan 2016; Caderno Saúde: 8-9.
Montagnier L. Perigos e consciência. Folha de São Paulo. 30 jan 2000; Caderno Mais: 8-9.
LIVRO:
Para referenciar livros seguindo as Normas Vancouver, é preciso inserir o nome do(s) autor(es), o título da publicação, a edição do livro, o local onde ele foi publicado, a editora e o ano.
(Observação: Só é preciso informar a identificação numérica da edição da segunda edição em diante, usando uma abreviação em números arábicos e abreviatura (exemplo: 2ª ed.). Se a publicação tiver mais de um volume, é preciso, também, informar o número do volume logo após o título do livro.)
Exemplo:
Silva J. Doenças respiratória no Brasil. 9ª ed, Vol 4. São Paulo: Atlas; 2014.
LIVRO ELETRÔNICO (E-BOOK):
Para referenciar livros eletrônicos (e-books), é preciso inserir o nome do(s) autor(es), seguido do título do livro, da edição da obra, do local onde ele foi publicado, do ano de publicação, da data de acesso ao conteúdo e, por fim, do endereço eletrônico.
Exemplo:
Armus D. Doenças na história da América Latina moderna: da malária à AIDS [livro eletrônico]. Duke University Press. 2003. Acessado em 15 de fevereiro de 2017. DOI https://doi.org/10.1215/9780822384342. https://read.dukeupress.edu/books/book/764/Disease-in-the-History-of-Modern-Latin-AmericaFrom
PUBLICAÇÃO NA WEB:
No caso de publicações na web (artigos, tabelas etc.), para fazer a referência seguindo as normas Vancouver, é preciso inserir o nome do(s) autor(es), seguido do título do material, do ano de publicação, da data de acesso e, por fim, do endereço eletrônico.
Exemplo:
Silva J. Hipertensão: o retrato da doença no Brasil. [publicação na web]; 2012. Acesso em 14 de abril de 2017. Disponível em https://www.scielo.br/j/csc/a/f6hZw8tBP4WnFtBBVy3S4WR/
SITE:
Não confunda a referenciação de uma publicação online com a de um site. No primeiro caso, você irá referenciar diretamente o material em questão; já no segundo, será referenciado o portal como um todo.
Nesse caso, é preciso inserir o nome do(s) autor(es) ou entidade, seguido do nome do portal, do local de publicação, da data de acesso e do endereço eletrônico. Se houver seções específicas que você deseja referenciar, inclua o nome delas logo após o título do site.
Exemplo:
Institut National de la Statistique et des Études Économiques [página na internet]. Institut National de la Statistique et des Études Économiques – Histoire [acesso em 27 de março de 2005]. Disponível em: http:www.ibge.gov.br
DOCUMENTO LEGAL:
Em muitos trabalhos acadêmicos ou científicos, é necessária a referenciação a documentos legais. Nesse caso, é preciso inserir o título (de lei, decreto, ordem, medida provisória etc.), seguido do nome do boletim oficial onde está a publicação, do número e da data da publicação. Caso o documento esteja disponível online, inserir, também, o endereço eletrônico.
Título da lei/decreto/ordem… (Nome do Boletim Oficial, número, data de publicação)
Exemplos:
Brasil. Lei n. 11.346, de 15 de setembro de 2006. Cria o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN com vistas em assegurar o direito humano à alimentação adequada e dá outras providências. Diário Oficial da União. De setembro de 2006. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11346.htm
Brasil. Lei n. 11.346, de 15 de setembro de 2006. Cria no Instituto Nacional de Alimentação e Nutrição, o Programa Nacional de Controle das Deficiências de Vitamina A e dá outras providências. Diário Oficial da União. 15 set 2006.
BASE DE DADOS ONLINE:
É muito comum, também, a utilização de informações de base de dados online. Nesse caso, para seguir as Normas Vancouver é preciso inserir o nome da instituição ou entidade responsável pelo material, seguido do nome da base de dados, do local de publicação, do editor, da data de criação, bem como da data de consulta, e do endereço eletrônico.
Exemplo:
Literatura Brasileira em Saúde Mental [base de dados online]. São Paulo: Centro Brasileiro em da Saúde Mental. 2016. Acesso em 21 de janeiro de 2017. Disponível em: http://centrosaudemental.br/depressao.htm.
MAPA:
Para referenciar mapas em artigos acadêmicos e científicos na área da saúde, é preciso inserir o nome do(s) autor(es), seguido do título da figura, do local onde ela foi publicada, da editora, bem como da data de publicação. Caso ela esteja disponível online, inserir também o endereço eletrônico.
Exemplo:
Instituto de Geografia do Brasil. Regiões do Paraná [mapa]. São Paulo: Instituto de Geografia do Brasil; 2015 (número da referência).
MATERIAL AUDIOVISUAL:
É possível referenciar, também, materiais audiovisuais, tais como documentários, Audiobooks etc. Para isso, é preciso inserir o nome do(s) autor(es), seguido do título do material audiovisual, do local onde ele foi publicado, da editora e do ano de publicação. Caso ele esteja disponível online, inserir também o endereço eletrônico e a data de acesso.
Exemplo:
Silva F. Saúde no Brasil pede socorro. Saúde em foco [vídeo] São Paulo: Mundial; 2013. Acesso em 14 de abril de 2017. Disponível em https://www.scielo.br/j/csc/a/f6hZw8tBP4WnFtBBVy3S4WR/
TESE, DISSERTAÇÃO, MONOGRAFIA E PROJETO DE PESQUISA:
Autor. Título. (subtítulo se houver) Tipo de documento. Cidade: Instituição onde foi defendida; ano.
Exemplo:
Nunes AMT. A abordagem do arrebatamento da Igreja analisado sob o ponto de vista cristão pré-milenista. Belo Horizonte: Instituto de Educação Continuada da PUC Minas, 2006. Trabalho de Conclusão de Curso em Ciências da Religião.
TRABALHO APRESENTADO EM EVENTO – SIMPÓSIOS, JORNADAS, CONGRESSOS, SEMINÁRIOS, ENCONTROS, WORKSHOPS, COLÓQUIOS, ENTRE OUTROS:
Tipo de publicação, número e nome do evento; data de realização (dia mês ano); Cidade e país de realização do evento. Cidade da publicação: Editora ou Instituição responsável pela publicação; ano de edição (nem sempre é o mesmo do evento).
Exemplo:
Anais do 4. Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira; 16-18 jun 2010; Belo Horizonte (MG): PUC Minas; 2011.
*(Diretrizes para autores atualizadas em 12/2022.)
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados à revista O Mundo da Saúde serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.