Implementação de um Programa de Enfrentamento da Cárie Dentária em Escolares no Estado de São Paulo a partir da Educação Permanente
DOI:
https://doi.org/10.15343/0104-7809.202549e16882024PPalavras-chave:
Prática Profissional, Atenção Primária à Saúde, Saúde Bucal, Ciência da Implementação, Educação PermanenteResumo
Apesar dos avanços da Política Nacional de Saúde Bucal (Brasil Sorridente) na redução da prevalência de cárie, desafios persistem, especialmente em grupos mais vulneráveis. O presente estudo teve como objetivo descrever e analisar o processo dos sete primeiros meses de implementação de um programa de governo de Educação Permanente para enfrentamento da cárie dentária em escolares do estado de São Paulo, utilizando Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para disseminar práticas de Odontologia de Mínima Intervenção com a parceria da Universidade. Trata-se de um relato de caso, com abordagem quali-quantitativa. As fontes de dados foram análise documental e as estatísticas produzidas pelo Youtube. As aulas foram ministradas por meio da plataforma YouTube, com interação por meio do Grupo de WhatsApp e Google Classroom. As oficinas foram desenvolvidas para apoiar o processo de implementação do novo modelo de cuidado em saúde bucal do estado. A experiência relatada neste estudo evidencia a eficácia do uso das TICs, pois foi atingido um público considerável e ao menos um representante de cada DRS esteve presente. Houve uma maior prevalência de acessos por dispositivos móveis, destacando o potencial das tecnologias para complementar estratégias tradicionais e a ajuda em reduzir desigualdades no acesso. A colaboração entre a ensino-serviço-comunidade permitiu uma implementação alinhada às especificidades de cada município, destacando o papel da ciência na prática profissional. Além disso, é notável que a Educação Permanente empoderou os trabalhadores, pois houve a difusão de informações dos profissionais que participaram dos ambulatórios virtuais para os profissionais do serviço.
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