Associação da imagem corporal ao consumo de bebidas açucaradas e ao estado nutricional em adolescentes
DOI: 10.15343/0104-7809.202044630641
Palavras-chave:
Imagem Corporal, Bebidas Gaseificadas, Índice de Massa Corporal, Educação Profissionalizante.Resumo
O consumo de bebidas açucaradas tem aumentado podendo afetar o peso e a imagem corporal, porém, pouco se
conhece da relação da satisfação corporal com a ingestão dessas bebidas. Este estudo objetivou avaliar a associação da
imagem corporal ao consumo de bebidas açucaradas e ao estado nutricional em adolescentes. Avaliou-se 42 estudantes
do ensino técnico-integrado para a escala de silhueta, consumo de bebidas açucaradas e parâmetros antropométricos. Os
dados foram analisados por Anova e Qui-quadrado e categorizados pela satisfação corporal. A maioria dos adolescentes
era eutrófico (83,3%), mas mostraram alto índice de insatisfação da imagem corporal (garotos: 65,2% e garotas: 63,1%).
Bebidas açucaradas são consumidas por 73,8 a 88,1% dos avaliados. Suco artificial e refrigerantes foram as bebidas
mais consumidas por 2-5x/semana na escola por ter sabor agradável e praticidade, sendo predominantemente ingeridas
por adolescentes insatisfeitos por sobrepeso. Pela escala de silhueta, 52,4% dos estudantes relataram imagem corporal
igual à classificação do IMC/idade, porém, 33,3% superestimaram e 14,3% subestimaram sua imagem corporal. Garotas
exibiram maior superestimação de sobrepeso que garotos (42,1 vs. 26,1%). Peso corporal, IMC e circunferência de
cintura e abdômen expressaram o maior sobrepeso dos estudantes, bem como foram associados à insatisfação por
sobrepeso. Conclui-se que suco artificial e refrigerante foram a bebidas açucaradas mais consumidas pelos adolescentes
insatisfeitos por sobrepeso. A superestimação da imagem corporal apresentou-se ao nível elevado, sugerindo a
necessidade de intervenção educacional nessa população.
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