Análise dos indicadores de qualidade das dietas ofertadas a pacientes oncológicos

DOI: 10.15343/0104-7809.202044397411

Autores

  • Jenifer Karinne Santos da Costa Lopes Universidade Federal do Pará - Faculdade de Nutrição. Belém/PA, Brasil
  • Thaís de Oliveira Carvalho Granado Santos Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMP), Belém/PA, Brasil
  • Xaene Maria Fernandes Duarte Mendonça Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMP), Belém/PA, Brasil
  • Jamilie Suelen dos Prazeres Campos Hospital Ophir Loyola - Divisão de Nutrição e Dietética, Belém/PA, Brasil
  • Samantha Pereira Caldas Universidade do Estado do Pará - Escola de Enfermagem Magalhães Barata, Belém/PA, Brasil
  • Fernanda Maria Lima de Moura Universidade Federal do Pará - Faculdade de Nutrição. Belém/PA, Brasil
  • Ranilda Gama de Souza Universidade Federal do Pará - Diretoria de Serviços de Alimentação Estudantil, Belém/PA, Brasil

Palavras-chave:

Satisfação do Paciente. Desperdício de Alimentos. Serviço Hospitalar de Nutrição. Oncologia.

Resumo

Indivíduos em tratamento oncológico frequentemente apresentam inapetência e reduzida aceitação alimentar, sendo
importante monitorar os indicadores de consumo e aceitabilidade da dieta. Objetivou-se avaliar os indicadores de qualidade
(eficácia) por meio do índice de satisfação, da aceitabilidade das características (sensoriais) das dietas e do serviço ofertado,
do índice de resto-ingestão e do porcionamento das refeições servidas aos pacientes oncológicos internados em um hospital
de referência em Belém-PA. Realizou-se coleta de dados de janeiro a março/2019, durante o almoço e jantar servidos nas
clínicas: Mastologia, Urologia, Cirurgia Torácica, Ginecologia e Nefrologia de um hospital público em Belém-PA. Participaram
45 pacientes, de ambos os gêneros, entre 20 e 89 anos, 55,6% procedente do interior do Estado, 77,8% pacientes cirúrgicos
e 66,7% possuíam mais de um fator de risco correlacionado. Avaliou-se a satisfação com base na aceitabilidade das
preparações utilizando-se questionário de autopreenchimento. Para análise do resto-ingestão e porcionamento das dietas,
utilizou-se o peso das refeições antes e após consumo. O índice de satisfação foi 75,6% e o índice de resto-ingestão 37%.
Verificou-se falta de padronização no porcionamento das refeições. Com relação aos aspectos sensoriais, “sabor” foi o item
pior avaliado e em relação ao serviço, “cortesia” foi o mais bem avaliado. Os resultados apontaram que a satisfação foi
considerada “regular”; o índice de resto-ingestão classificado como “péssimo” e alguns aspectos foram avaliados de forma
negativa, indicando a necessidade outros estudos e estabelecimento de estratégias para o aprimoramento do serviço e,
assim, melhoria dos indicadores de qualidade das dietas ofertadas a pacientes oncológicos.

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https://www.scielo.br/pdf/rn/v18n2/24384.pdf

Publicado

2020-07-01

Como Citar

Karinne Santos da Costa Lopes, J. ., de Oliveira Carvalho Granado Santos, T. ., Maria Fernandes Duarte Mendonça, X., Suelen dos Prazeres Campos, J. ., Pereira Caldas, S. ., Maria Lima de Moura, F. ., & Gama de Souza, R. (2020). Análise dos indicadores de qualidade das dietas ofertadas a pacientes oncológicos: DOI: 10.15343/0104-7809.202044397411. O Mundo Da Saúde, 44, 397–411. Recuperado de https://revistamundodasaude.emnuvens.com.br/mundodasaude/article/view/968

Edição

Seção

Artigos