Análise dos indicadores de qualidade das dietas ofertadas a pacientes oncológicos
DOI: 10.15343/0104-7809.202044397411
Palabras clave:
Satisfação do Paciente. Desperdício de Alimentos. Serviço Hospitalar de Nutrição. Oncologia.Resumen
Indivíduos em tratamento oncológico frequentemente apresentam inapetência e reduzida aceitação alimentar, sendo
importante monitorar os indicadores de consumo e aceitabilidade da dieta. Objetivou-se avaliar os indicadores de qualidade
(eficácia) por meio do índice de satisfação, da aceitabilidade das características (sensoriais) das dietas e do serviço ofertado,
do índice de resto-ingestão e do porcionamento das refeições servidas aos pacientes oncológicos internados em um hospital
de referência em Belém-PA. Realizou-se coleta de dados de janeiro a março/2019, durante o almoço e jantar servidos nas
clínicas: Mastologia, Urologia, Cirurgia Torácica, Ginecologia e Nefrologia de um hospital público em Belém-PA. Participaram
45 pacientes, de ambos os gêneros, entre 20 e 89 anos, 55,6% procedente do interior do Estado, 77,8% pacientes cirúrgicos
e 66,7% possuíam mais de um fator de risco correlacionado. Avaliou-se a satisfação com base na aceitabilidade das
preparações utilizando-se questionário de autopreenchimento. Para análise do resto-ingestão e porcionamento das dietas,
utilizou-se o peso das refeições antes e após consumo. O índice de satisfação foi 75,6% e o índice de resto-ingestão 37%.
Verificou-se falta de padronização no porcionamento das refeições. Com relação aos aspectos sensoriais, “sabor” foi o item
pior avaliado e em relação ao serviço, “cortesia” foi o mais bem avaliado. Os resultados apontaram que a satisfação foi
considerada “regular”; o índice de resto-ingestão classificado como “péssimo” e alguns aspectos foram avaliados de forma
negativa, indicando a necessidade outros estudos e estabelecimento de estratégias para o aprimoramento do serviço e,
assim, melhoria dos indicadores de qualidade das dietas ofertadas a pacientes oncológicos.
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