Desenvolvimento de MiniCEX para avaliação de competências clínicas do enfermeiro em medicamentos
DOI: 10.15343/0104-7809.202044465474
Palavras-chave:
Educação Baseada em Competências. Avaliação Educacional. Procedimentos clínicos. Competência clínica. Enfermagem.Resumo
A prática clínica dos enfermeiros exige o desenvolvimento de competências que implicam diretamente na segurança e
qualidade da assistência. O Mini Exercício de Avaliação Clínica (MiniCEX) é uma ferramenta de avaliação da prática clínica
em contextos reais que favorece a autorregulação da aprendizagem experiencial a partir de feedbacks ao final de cada
momento avaliado. Este estudo objetivou construir um MiniCEX para enfermeiros e graduandos em enfermagem, sobre
competências clínicas em processo de preparo, administração e monitoramento de medicamentos. Trata-se de pesquisa
de desenvolvimento. As teorias que fundamentaram o percurso metodológico foram: o modelo de desenvolvimento de
competências clínicas na enfermagem, de Patrícia Benner; a teoria da aprendizagem experiencial, de David Kolb; Sistema
de Medicação descrito por Cassiani et al.; Instrumento de Classificação de Pacientes por complexidade de assistência de
enfermagem, conforme a área do cuidado, proposto por Fugulin, Gaidzinski e Kurcgant; e, os pressupostos do Programa
Nacional de Segurança do Paciente, focalizando a segurança na prática medicamentosa. Assim, foram organizadas três
competências: preparo, administração e monitoramento de pacientes em uso de medicamentos. Como o feedback é essencial
no MiniCEX, foram considerados os estudos de Hattie e Timperley, e Hattie e Clarke sobre o feedback nos processos de
ensino-aprendizagem. Assim, é possível caracterizar o MiniCEX delineado como instrumento de avaliação formativa, capaz
de desenvolver competências específicas da enfermagem, podendo ser utilizado tanto para graduandos de enfermagem
durante a prática dos estágios, como também para acompanhamento e avaliação de competências medicamentosas de
enfermeiros novatos em determinado cenário clínico.
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