Desenvolvimento de MiniCEX para avaliação de competências clínicas do enfermeiro em medicamentos

DOI: 10.15343/0104-7809.202044465474

Autores/as

  • Bruno César Fernandes Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil.
  • Ely Bueno da Silva Bispo Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil.
  • Jackeline Camargos Pereira Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil.
  • Marcos Antonio Nunes Araujo Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil.
  • Rogério Dias Renovato Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Palabras clave:

Educação Baseada em Competências. Avaliação Educacional. Procedimentos clínicos. Competência clínica. Enfermagem.

Resumen

A prática clínica dos enfermeiros exige o desenvolvimento de competências que implicam diretamente na segurança e
qualidade da assistência. O Mini Exercício de Avaliação Clínica (MiniCEX) é uma ferramenta de avaliação da prática clínica
em contextos reais que favorece a autorregulação da aprendizagem experiencial a partir de feedbacks ao final de cada
momento avaliado. Este estudo objetivou construir um MiniCEX para enfermeiros e graduandos em enfermagem, sobre
competências clínicas em processo de preparo, administração e monitoramento de medicamentos. Trata-se de pesquisa
de desenvolvimento. As teorias que fundamentaram o percurso metodológico foram: o modelo de desenvolvimento de
competências clínicas na enfermagem, de Patrícia Benner; a teoria da aprendizagem experiencial, de David Kolb; Sistema
de Medicação descrito por Cassiani et al.; Instrumento de Classificação de Pacientes por complexidade de assistência de
enfermagem, conforme a área do cuidado, proposto por Fugulin, Gaidzinski e Kurcgant; e, os pressupostos do Programa
Nacional de Segurança do Paciente, focalizando a segurança na prática medicamentosa. Assim, foram organizadas três
competências: preparo, administração e monitoramento de pacientes em uso de medicamentos. Como o feedback é essencial
no MiniCEX, foram considerados os estudos de Hattie e Timperley, e Hattie e Clarke sobre o feedback nos processos de
ensino-aprendizagem. Assim, é possível caracterizar o MiniCEX delineado como instrumento de avaliação formativa, capaz
de desenvolver competências específicas da enfermagem, podendo ser utilizado tanto para graduandos de enfermagem
durante a prática dos estágios, como também para acompanhamento e avaliação de competências medicamentosas de
enfermeiros novatos em determinado cenário clínico.

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Publicado

2020-07-10

Cómo citar

César Fernandes, B. ., Bueno da Silva Bispo, E. ., Camargos Pereira, J. ., Antonio Nunes Araujo, M. ., & Dias Renovato, R. . (2020). Desenvolvimento de MiniCEX para avaliação de competências clínicas do enfermeiro em medicamentos: DOI: 10.15343/0104-7809.202044465474. O Mundo Da Saúde, 44, 465–474. Recuperado a partir de https://revistamundodasaude.emnuvens.com.br/mundodasaude/article/view/967

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