O exercício da cidadania na escola

DOI: 10.15343/0104-7809.200731.3.14

Autores

  • Neuza Mainardi Especialista em educação
  • Isabel Maria Teixeira Bicudo Pereira Doutora e Mestre em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo. Professora Doutora do Departamento de Prática de Saúde Pública – Faculdade de Saúde Pública Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Cidadania na escola. Educação -temas transversais. Escola sadia.

Resumo

Este artigo é um convite à reflexão quanto a prática pedagógica e postura do profissional da educação para um melhor aproveitamento
do trabalho educativo num ambiente sadio. A escola, apesar de ser reconhecida socialmente como um meio propício para o
desenvolvimento de conhecimentos, de atitudes e de habilidades, não vem contribuindo satisfatoriamente para o exercício da cidadania.
O artigo objetiva oferecer subsídios para que educadores possam repensar sua prática e sentir que aprimorá-la é sempre possível e
necessário. Como propiciar, de forma eficaz, o desenvolvimento infantil direcionado a uma cidadania consciente e comprometida com
uma saúde social? Conclui-se que é na vivência diária, no cumprimento dos deveres e exigência dos direitos que se cresce como cidadão
consciente, sadio e feliz e que a escola pode e deve contribuir decisivamente para que isso aconteça, num trabalho transdisciplinar.

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Publicado

2007-07-01

Como Citar

Mainardi, N. ., & Teixeira Bicudo Pereira, I. M. . (2007). O exercício da cidadania na escola: DOI: 10.15343/0104-7809.200731.3.14. O Mundo Da Saúde, 31(3), 434–437. Recuperado de https://revistamundodasaude.emnuvens.com.br/mundodasaude/article/view/886