O exercício da cidadania na escola
DOI: 10.15343/0104-7809.200731.3.14
Palabras clave:
Cidadania na escola. Educação -temas transversais. Escola sadia.Resumen
Este artigo é um convite à reflexão quanto a prática pedagógica e postura do profissional da educação para um melhor aproveitamento
do trabalho educativo num ambiente sadio. A escola, apesar de ser reconhecida socialmente como um meio propício para o
desenvolvimento de conhecimentos, de atitudes e de habilidades, não vem contribuindo satisfatoriamente para o exercício da cidadania.
O artigo objetiva oferecer subsídios para que educadores possam repensar sua prática e sentir que aprimorá-la é sempre possível e
necessário. Como propiciar, de forma eficaz, o desenvolvimento infantil direcionado a uma cidadania consciente e comprometida com
uma saúde social? Conclui-se que é na vivência diária, no cumprimento dos deveres e exigência dos direitos que se cresce como cidadão
consciente, sadio e feliz e que a escola pode e deve contribuir decisivamente para que isso aconteça, num trabalho transdisciplinar.