Prática docente: dificuldades encontradas pelos professores de Educação Física nos cinco primeiros anos de atuação profissional

DOI: 10.15343/0104-7809.200731.4.6

Autores

  • Elisiane Cristina de Freitas Gonçalves Centro Universitário de Caratinga – UNEC, MG
  • Aline Elias de Oliveira dos Santos Centro Universitário de Caratinga – UNEC, MG
  • José Antonio Martins Júnior Centro Universitário de Caratinga – UNEC, MG

Palavras-chave:

Prática de ensino/aspectos sociais. Educação Física escolar. Professores.

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar e descrever as dificuldades dos professores de educação física nos cinco primeiros anos
de atuação profissional, em relação a sua prática pedagógica desenvolvida nas escolas. O ponto de partida foram os professores em início
de carreira, pois segundo os ciclos de desenvolvimento profissional apontado por Huberman (1992), estes professores possuem disposição
para o trabalho e dificuldades mais peculiares que nas demais fases da carreira. A metodologia utilizada para o estudo foi de trabalho
de campo e revisão de literatura, onde foi aplicado um questionário elaborado por Campos (2004) aos professores que trabalham com a
disciplina Educação Física na educação básica das escolas sede da rede estadual de ensino de Caratinga, MG, totalizando 8 professores
que foram escolhidos aleatoriamente num total de 07 escolas. Ao se concluir este estudo, observa-se que os objetivos foram alcançados
e os principais fatores apontados pelos professores que interferem em sua prática pedagógica foram: a questão salarial; a indisciplina
dos alunos; o impacto com a realidade; a infra-estrutura das escolas; a dicotomia teoria/prática e a desvalorização da profissão. Portanto,
conhecer o professor e sua prática pedagógica buscando entender as condições em que desenvolve seu trabalho no cotidiano escolar é
de extrema importância. Somente a partir desta lógica será possível avançar e encontrar caminhos para uma transformação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-10-01

Como Citar

de Freitas Gonçalves, E. C. ., de Oliveira dos Santos, A. E. ., & Martins Júnior, J. A. . (2007). Prática docente: dificuldades encontradas pelos professores de Educação Física nos cinco primeiros anos de atuação profissional: DOI: 10.15343/0104-7809.200731.4.6. O Mundo Da Saúde, 31(4), 494–499. Recuperado de https://revistamundodasaude.emnuvens.com.br/mundodasaude/article/view/867