Prática docente: dificuldades encontradas pelos professores de Educação Física nos cinco primeiros anos de atuação profissional
DOI: 10.15343/0104-7809.200731.4.6
Palabras clave:
Prática de ensino/aspectos sociais. Educação Física escolar. Professores.Resumen
Este estudo tem como objetivo analisar e descrever as dificuldades dos professores de educação física nos cinco primeiros anos
de atuação profissional, em relação a sua prática pedagógica desenvolvida nas escolas. O ponto de partida foram os professores em início
de carreira, pois segundo os ciclos de desenvolvimento profissional apontado por Huberman (1992), estes professores possuem disposição
para o trabalho e dificuldades mais peculiares que nas demais fases da carreira. A metodologia utilizada para o estudo foi de trabalho
de campo e revisão de literatura, onde foi aplicado um questionário elaborado por Campos (2004) aos professores que trabalham com a
disciplina Educação Física na educação básica das escolas sede da rede estadual de ensino de Caratinga, MG, totalizando 8 professores
que foram escolhidos aleatoriamente num total de 07 escolas. Ao se concluir este estudo, observa-se que os objetivos foram alcançados
e os principais fatores apontados pelos professores que interferem em sua prática pedagógica foram: a questão salarial; a indisciplina
dos alunos; o impacto com a realidade; a infra-estrutura das escolas; a dicotomia teoria/prática e a desvalorização da profissão. Portanto,
conhecer o professor e sua prática pedagógica buscando entender as condições em que desenvolve seu trabalho no cotidiano escolar é
de extrema importância. Somente a partir desta lógica será possível avançar e encontrar caminhos para uma transformação.