As contribuições da ergologia para a compreensão da biossegurança como processo educativo: perspectivas para a saúde ambiental e do trabalhador

DOI: 10.15343/0104-7809.200832.3.12

Autores

  • Tatiana Pereira das Neves Mestre em Saúde Pública (ENSP-FIOCRUZ). Especialista em Saúde Pública (ENSP-FIOCRUZ). Docente do Curso de Especialização em Biossegurança nas Instituições de Saúde (IPEC-FIOCRUZ).

Palavras-chave:

Engenharia humana. Exposição a agentes biológicos. Educação ambiental.

Resumo

Este é um tudo de natureza teórico-conceitual que busca discutir os referenciais da ergologia e articulá-los com a concepção de
biossegurança como processo educativo. Tal compreensão de biossegurança opõe-se a perspectiva tradicional que individualiza as causas
de acidentes de trabalho e culpabiliza os trabalhadores no caso da ocorrência de tais acidentes. A integração da abordagem ergológica
a esta nova concepção mostrou-se enriquecedora, pois esta abordagem compreende o trabalho a partir do ponto de vista da atividade,
sempre mutável e destaca também a importância da consideração do saber da prática que o trabalhador possui. Conclui-se que sendo o
objetivo da biossegurança a proteção à saúde humana e ambiental, a articulação da ergologia com a concepção de biossegurança como
processo educativo pode contribuir para conformar uma ciência direcionada para a sustentabilidade ambiental e para a saúde coletiva,
uma vez que reconhece como objetivo científico o impulsionar de processos de resolução social dos problemas, incluindo a participação
e aprendizagem mútua entre os diferentes atores sociais envolvidos.

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Publicado

2008-07-01

Como Citar

Pereira das Neves, T. . (2008). As contribuições da ergologia para a compreensão da biossegurança como processo educativo: perspectivas para a saúde ambiental e do trabalhador: DOI: 10.15343/0104-7809.200832.3.12. O Mundo Da Saúde, 32(3), 367–375. Recuperado de https://revistamundodasaude.emnuvens.com.br/mundodasaude/article/view/857