As contribuições da ergologia para a compreensão da biossegurança como processo educativo: perspectivas para a saúde ambiental e do trabalhador
DOI: 10.15343/0104-7809.200832.3.12
Palabras clave:
Engenharia humana. Exposição a agentes biológicos. Educação ambiental.Resumen
Este é um tudo de natureza teórico-conceitual que busca discutir os referenciais da ergologia e articulá-los com a concepção de
biossegurança como processo educativo. Tal compreensão de biossegurança opõe-se a perspectiva tradicional que individualiza as causas
de acidentes de trabalho e culpabiliza os trabalhadores no caso da ocorrência de tais acidentes. A integração da abordagem ergológica
a esta nova concepção mostrou-se enriquecedora, pois esta abordagem compreende o trabalho a partir do ponto de vista da atividade,
sempre mutável e destaca também a importância da consideração do saber da prática que o trabalhador possui. Conclui-se que sendo o
objetivo da biossegurança a proteção à saúde humana e ambiental, a articulação da ergologia com a concepção de biossegurança como
processo educativo pode contribuir para conformar uma ciência direcionada para a sustentabilidade ambiental e para a saúde coletiva,
uma vez que reconhece como objetivo científico o impulsionar de processos de resolução social dos problemas, incluindo a participação
e aprendizagem mútua entre os diferentes atores sociais envolvidos.