Diversidade, educação, cultura e sustentabilidade: relacionando conceitos

Autores

  • Maria de Lourdes Feriotti Terapeuta Ocupacional, especialista em Terapia Ocupacional em Saúde Mental. Mestre em Educação. Docente da Faculdade de Terapia Ocupacional da Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Dulce Maria Pompêo de Camargo Doutora e Mestre em Sociologia. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

DOI:

https://doi.org/10.15343/0104-7809.200832.3.11

Palavras-chave:

Biodiversidade, Desenvolvimento sustentável, Diversidade cultural

Resumo

A questão da diversidade cultural tem ocupado freqüentes pautas de discussão neste momento histórico de aceleração do
processo de globalização e transição paradigmática. Buscando superar a idéia de uma cultura hegemônica que referencie ou aniquile as
demais, a idéia de interculturalidade vem ganhando espaço nas discussões que se opõem ao atual modelo de globalização e expansão
do capital. O conceito de diversidade é central nestas discussões e sua abordagem exige uma análise constante e criteriosa. Este texto
busca contribuir para estas reflexões, a partir de um estudo sobre o conceito de diversidade sob a ótica de diferentes autores, compreendendo
a importância da Educação na construção da cultura da diversidade e relacionando diversidade cultural com biodiversidade
e sustentabilidade.

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Publicado

2008-07-01

Como Citar

Feriotti, M. de L. ., & Pompêo de Camargo, D. M. (2008). Diversidade, educação, cultura e sustentabilidade: relacionando conceitos. O Mundo Da Saúde, 32(3), 359–366. https://doi.org/10.15343/0104-7809.200832.3.11