Saúde mental e fonoaudiologia: uma experiência interdisciplinar em uma clínica-escola

DOI: 10.15343/0104-7809.200832.2.16

Autores

  • Beatriz Oliveira Psicóloga. Psicanalista. Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Membro do Fórum do Campo Lacaniano – SP.
  • Marta G. Gimenez Baptista Fonoaudióloga. Especialista em Linguagem. Mestre em Distúrbios da Comunicação pela PUC-SP. Docente do curso de Fonoaudiologia do Centro Universitário São Camilo. Membro da clínica interdisiciplinar Prof. Dr. Mauro Spinelli.
  • Rafael Michael Domenes Psicólogo. Psicanalista. Educador Terapêutico do Projeto Quixote.

Palavras-chave:

Saúde mental. Fonoaudiologia. Formação terapêutica.

Resumo

Atualmente, os trabalhos em Saúde Mental se configuram a partir de uma heterogeneidade de direções de tratamento que
cada instituição ou profissional tomam. No Brasil estes serviços devem tributos às conquistas do movimento da Reforma Psiquiátrica.
Porém, não são todos os serviços que puderam aderir a estas conquistas. Para se pensar em uma clínica que possa dialogar com a reforma,
a escuta dos sujeitos deve ser priorizada. Neste sentido, a partir da demanda da clínica-escola do curso de Fonoaudiologia do Centro
Universitário São Camilo, iniciou-se um trabalho interdisciplinar em Saúde Mental, privilegiando esta experiência na formação do aluno
enquanto terapeuta. Além de pensar a construção do papel profissional, a interdisciplinaridade foi o ponto de partida para a montagem
deste trabalho. Segundo estes pressupostos, a equipe interdisciplinar não se apóia na idéia de complementação de conhecimentos, mas
sim em uma construção clínica que se apóia no reconhecimento de limites de cada discurso, criando, assim, uma articulação possível.
Este trabalho propiciou um enriquecimento da clínica promovendo resultados na direção do crescimento. Famílias mais implicadas e
comprometidas com o tratamento de seus filhos, e crianças deixando uma condição de deficiência para reaparecer como sujeitos, não
apenas assujeitados pela língua ou pelo outro, mas sim manifestando e construindo linguagem própria.

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Publicado

2008-04-01

Como Citar

Oliveira, B. ., G. Gimenez Baptista, M., & Domenes, R. M. . (2008). Saúde mental e fonoaudiologia: uma experiência interdisciplinar em uma clínica-escola: DOI: 10.15343/0104-7809.200832.2.16. O Mundo Da Saúde, 32(2), 243–247. Recuperado de https://revistamundodasaude.emnuvens.com.br/mundodasaude/article/view/809