Saúde mental e fonoaudiologia: uma experiência interdisciplinar em uma clínica-escola
DOI: 10.15343/0104-7809.200832.2.16
Palabras clave:
Saúde mental. Fonoaudiologia. Formação terapêutica.Resumen
Atualmente, os trabalhos em Saúde Mental se configuram a partir de uma heterogeneidade de direções de tratamento que
cada instituição ou profissional tomam. No Brasil estes serviços devem tributos às conquistas do movimento da Reforma Psiquiátrica.
Porém, não são todos os serviços que puderam aderir a estas conquistas. Para se pensar em uma clínica que possa dialogar com a reforma,
a escuta dos sujeitos deve ser priorizada. Neste sentido, a partir da demanda da clínica-escola do curso de Fonoaudiologia do Centro
Universitário São Camilo, iniciou-se um trabalho interdisciplinar em Saúde Mental, privilegiando esta experiência na formação do aluno
enquanto terapeuta. Além de pensar a construção do papel profissional, a interdisciplinaridade foi o ponto de partida para a montagem
deste trabalho. Segundo estes pressupostos, a equipe interdisciplinar não se apóia na idéia de complementação de conhecimentos, mas
sim em uma construção clínica que se apóia no reconhecimento de limites de cada discurso, criando, assim, uma articulação possível.
Este trabalho propiciou um enriquecimento da clínica promovendo resultados na direção do crescimento. Famílias mais implicadas e
comprometidas com o tratamento de seus filhos, e crianças deixando uma condição de deficiência para reaparecer como sujeitos, não
apenas assujeitados pela língua ou pelo outro, mas sim manifestando e construindo linguagem própria.