O ensino da ética no curso de medicina

DOI: 10.15343/0104-7809.200933.1.1

Autores

  • José Eduardo de Siqueira Médico Cardiologista. Doutor em Medicina (Clínica Médica) pela Universidade Estadual de Londrina – PR. Pós-doutor em Bioética pela Universidade do Chile. Professor associado da Universidade Estadual de Londrina. Ex-presidente da Sociedade Brasileira de Bioética. Membro da rede latino-americana de Bioética, UNESCO. Membro da Diretoria da Associação Internacional de Bioética

Palavras-chave:

Bioética-educação. Ética médica-educação. Educação de graduação em medicina.

Resumo

O ensino de ética e bioética no curso médico tem sido motivo de intensos debates nos últimos anos. Esse fato é motivado por
mudanças que veem ocorrendo nos campos sociais, culturais, econômicos, tecnológicos e políticos. Faz-se imperioso melhor qualificar
a formação ética do profissional médico por ser essencial em seu labor cotidiano, bem como no relacionamento com pacientes e seus
familiares e a comunidade em geral. O século XXI pede por profissionais habilitados para tomarem decisões prudentes frente aos dilemas
morais relacionados à saúde humana. O propósito central deste ensaio é o de discutir as alternativas de ensino de ética e bioética no
curso de medicina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-01-01

Como Citar

de Siqueira, J. E. . (2009). O ensino da ética no curso de medicina: DOI: 10.15343/0104-7809.200933.1.1. O Mundo Da Saúde, 33(1), 8–20. Recuperado de https://revistamundodasaude.emnuvens.com.br/mundodasaude/article/view/778