Deficiências e educação inclusiva

DOI: 10.15343/0104-7809.200630.1.5

Autores

  • Marisa Junior Lopes Enfermeira Bolsista em 2004
  • Ana Cristina Mancussi e Faro Livre Docente do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola de Enfermagem da USP.

Palavras-chave:

Pessoasportadoras de deficiência,Educação Especial,Inclusão escolar

Resumo

A questão central foi a dualidade entre exclusão e inclusão, uma vez que vislumbra o acesso, permanência e conclusão de
alunos com deficiência dos cursos de graduação de uma instituição pública de São Paulo.Os objetivos foram: caracterizar os alunos;
verificar a ocorrência de deficiências; identificar recursos pedagógicos para inclusão; conhecer barreiras arquitetônicas, pedagógicas e
atitudinais que dificultam o desempenho do aluno; identificar sugestões dos estudantes. Tratou-se de um estudo exploratório, de
abordagem exploratória e quantitativa. A coleta de dados foi realizada com alunos dos cursos utilizando-se um questionário. Quanto à
ocorrência de deficiências verificamos 58,9% dos estudantes com alguma deficiência visual, 5,2% com deficiência física e 1,6% com
deficiência auditiva. Identificamos a existência de barreiras arquitetônicas, pedagógicas e atitudinais que dificultam o desempenho dos
alunos. Acreditamos que este estudo poderá contribuir oferecendo subsídios aos docentes universitários para lidar e acolher a diversida-
de na sua prática de ensino.

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Publicado

2006-01-01

Como Citar

Junior Lopes, M., & Mancussi e Faro, A. C. . (2006). Deficiências e educação inclusiva: DOI: 10.15343/0104-7809.200630.1.5. O Mundo Da Saúde, 30(1), 45–51. Recuperado de https://revistamundodasaude.emnuvens.com.br/mundodasaude/article/view/732