Deficiências e educação inclusiva
DOI: 10.15343/0104-7809.200630.1.5
Palabras clave:
Pessoasportadoras de deficiência,Educação Especial,Inclusão escolarResumen
A questão central foi a dualidade entre exclusão e inclusão, uma vez que vislumbra o acesso, permanência e conclusão de
alunos com deficiência dos cursos de graduação de uma instituição pública de São Paulo.Os objetivos foram: caracterizar os alunos;
verificar a ocorrência de deficiências; identificar recursos pedagógicos para inclusão; conhecer barreiras arquitetônicas, pedagógicas e
atitudinais que dificultam o desempenho do aluno; identificar sugestões dos estudantes. Tratou-se de um estudo exploratório, de
abordagem exploratória e quantitativa. A coleta de dados foi realizada com alunos dos cursos utilizando-se um questionário. Quanto à
ocorrência de deficiências verificamos 58,9% dos estudantes com alguma deficiência visual, 5,2% com deficiência física e 1,6% com
deficiência auditiva. Identificamos a existência de barreiras arquitetônicas, pedagógicas e atitudinais que dificultam o desempenho dos
alunos. Acreditamos que este estudo poderá contribuir oferecendo subsídios aos docentes universitários para lidar e acolher a diversida-
de na sua prática de ensino.