O lúdico no atendimento de crianças com deficiência: uma reflexão da produção cultural na infância

DOI: 10.15343/0104-7809.20102148157

Autores

  • Marisa Takatori Terapeuta ocupacional da Prefeitura do Município de São Paulo. Doutora e Mestre em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP. Docente do Curso de Terapia Ocupacional do Centro Universitário São Camilo-SP. Especialista no Método Terapia Ocupacional Dinâmica – CETO/SP.
  • Edda Bomtempo Livre-Docente pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Docente do Curso de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do Instituto de Psicologia da USP. Pesquisadora na área de jogos, brinquedos e brincadeiras.
  • Fernanda de Souza Dalti Pereira Terapeuta ocupacional do CAPS Álcool e Drogas II - Sapopemba. Especialista em Terapia Ocupacional em Saúde Menal pela UNIFESP. Especializanda no Método Terapia Ocupacional Dinâmica pelo CETO/SP
  • Luana Wang Lin Terapeuta ocupacional
  • Luciana Orui Bansi Terapeuta ocupacional da Associação Beneficente “A Mão Branca” de Amparo aos Idosos
  • Ricardo Lopes Correia Terapeuta Ocupacional. Supervisor em Redução de Danos do Centro de Atenção Psicossocial em álcool e outras drogas de São Mateus-SP. Especializando em Dependências, Abusos e Compulsões pela Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo. Docente do Curso de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina do ABC.

Palavras-chave:

Criança com deficiência. Lúdico - infância. Infância - produção cultural.

Resumo

O artigo propõe discutir as atividades que a criança com deficiência realiza durante o processo de terapia ocupacional vistas
como produções singulares de cultura e expressão da subjetividade. Para tal, em uma investigação em que os campos da subjetividade
e do simbolismo estão presentes, utilizou-se material da experiência clínica com crianças que têm deficiência, coletado da leitura de
prontuários e dos registros das observações vivenciadas pelo terapeuta em um diário de campo. Verificou-se a possibilidade de uma
reflexão sobre a consideração cultural das produções das crianças, como favorecedoras do seu reconhecimento e da sua participação
ativa na realidade compartilhada.

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Publicado

2010-04-01

Como Citar

Takatori, M. ., Bomtempo, E. ., de Souza Dalti Pereira, F. ., Wang Lin, L., Orui Bansi, L. ., & Lopes Correia, R. . (2010). O lúdico no atendimento de crianças com deficiência: uma reflexão da produção cultural na infância: DOI: 10.15343/0104-7809.20102148157. O Mundo Da Saúde, 34(2), 148–157. Recuperado de https://revistamundodasaude.emnuvens.com.br/mundodasaude/article/view/619