Atitudes sobre Medicina da Família entre estudantes brasileiros de medicina
DOI: 10.15343/0104-7809.20103336340
Palavras-chave:
Estudantes de medicina brasileiros. Formação médica. Prática familiar da medicina.Resumo
Contexto e Objetivos: Sendo o Brasil o maior país da América Latina, o cuidado de saúde e os sistemas de educação para
a saúde no país têm uma importância que vai além de suas fronteiras. Embora a Medicina da Família não seja parte do currículo em
escolas médicas brasileiras, o sistema de saúde gira em torno do ”Programa de Saúde da Família”. Métodos: Estudantes assistentes de
conferências em 6 escolas de medicina de São Paulo responderam a duas perguntas sobre o que consideraram interessante na Medicina
da Família e quais os desafios a esta no Brasil. 167 respostas foram codificadas e classificaram segundo técnicas de análise qualitativas.
Resultados: Os aspectos positivos da Medicina da Família identificados foram o caráter da relação paciente-médico, o caráter da prática,
e a filosofia e os valores da Medicina da Família. Os obstáculos foram a falta de conhecimento da Medicina da Família pelos pacientes,
a falta percebida do status dessa especialidade e sua ausência das escolas de medicina e da estrutura de residência. Conclusões: Os
respondentes deram maior ênfase às características humanísticas e de relacionamento da Medicina da Família e menor ao conteúdo
médico. Essa informação é útil para educadores brasileiros da área de Medicina da Família e pode sugerir que os esforços para aumentar
o interesse estudantil nos EUA considerem a possibilidade de dar maior ênfase a esses aspectos da disciplina.