O papel educativo do enfermeiro na adesão ao tratamento da Hipertensão Arterial Sistêmica: revisão integrativa da literatura

DOI: 10.15343/0104-7809.20143804473481

Autores

  • Yasmin Fernandes Costa Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte-MG, Brasil.
  • Ocione Cristina de Araújo Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte-MG, Brasil.
  • Lucas Bruno Matias de Almeida Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte-MG, Brasil.
  • Selma Maria da Fonseca Viegas Universidade Federal de São João del-Rei, Campus Centro Oeste Dona Lindu, Divinópolis-MG, Brasil.

Palavras-chave:

Hipertensão. Enfermagem. Adesão à Medicação. Educação em Saúde.

Resumo

A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é caracterizada como uma doença crônica com maior prevalência de mortes no
mundo. Este estudo teve como objetivo descrever o papel educativo do enfermeiro na adesão ao tratamento da Hipertensão
Arterial Sistêmica. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, um método que proporcionou a síntese de conhecimentos
e a incorporação da aplicabilidade de resultados de 20 estudos significativos para a temática abordada. Utilizou-se
da Análise de Conteúdo para organização dos dados da revisão integrativa. Originaram-se quatro categorias temáticas que
descrevem os fatores que influenciam na adesão ao tratamento da HAS e o papel educativo do enfermeiro para a adesão
do portador dessa doença: Hipertensão Arterial Sistêmica: intervenções sobre os fatores de riscos modificáveis; Educação
em saúde continuada para o controle e a adesão ao tratamento da HAS; (Des)Conhecimento da doença Hipertensão
Arterial Sistêmica pelo portador; (Não)Adesão ao tratamento medicamentoso e não medicamentoso. Os resultados mostraram
que a intervenção nos fatores modificáveis da HAS se fundamenta na mudança dos hábitos e estilos de vida que
contribuem para o agravo da doença. Para tanto, a educação em saúde deve ser priorizada pelo enfermeiro, enfatizando a
importância de hábitos saudáveis. Concluiu-se que os enfermeiros podem estimular a prática do autocuidado. As práticas
educativas devem atender às necessidades individuais e familiares para maior adesão ao tratamento não medicamentoso
e ao medicamentoso, por parte do portador de HAS. O enfermeiro pode contribuir de forma significativa para a melhoria
nas condições de saúde e qualidade de vida do portador de HAS.

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Publicado

2014-10-01

Como Citar

Fernandes Costa, Y. ., Cristina de Araújo, O. ., Matias de Almeida, L. B. ., & da Fonseca Viegas, S. M. . (2014). O papel educativo do enfermeiro na adesão ao tratamento da Hipertensão Arterial Sistêmica: revisão integrativa da literatura: DOI: 10.15343/0104-7809.20143804473481. O Mundo Da Saúde, 38(4), 473–481. Recuperado de https://revistamundodasaude.emnuvens.com.br/mundodasaude/article/view/364