O papel educativo do enfermeiro na adesão ao tratamento da Hipertensão Arterial Sistêmica: revisão integrativa da literatura
DOI: 10.15343/0104-7809.20143804473481
Palabras clave:
Hipertensão. Enfermagem. Adesão à Medicação. Educação em Saúde.Resumen
A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é caracterizada como uma doença crônica com maior prevalência de mortes no
mundo. Este estudo teve como objetivo descrever o papel educativo do enfermeiro na adesão ao tratamento da Hipertensão
Arterial Sistêmica. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, um método que proporcionou a síntese de conhecimentos
e a incorporação da aplicabilidade de resultados de 20 estudos significativos para a temática abordada. Utilizou-se
da Análise de Conteúdo para organização dos dados da revisão integrativa. Originaram-se quatro categorias temáticas que
descrevem os fatores que influenciam na adesão ao tratamento da HAS e o papel educativo do enfermeiro para a adesão
do portador dessa doença: Hipertensão Arterial Sistêmica: intervenções sobre os fatores de riscos modificáveis; Educação
em saúde continuada para o controle e a adesão ao tratamento da HAS; (Des)Conhecimento da doença Hipertensão
Arterial Sistêmica pelo portador; (Não)Adesão ao tratamento medicamentoso e não medicamentoso. Os resultados mostraram
que a intervenção nos fatores modificáveis da HAS se fundamenta na mudança dos hábitos e estilos de vida que
contribuem para o agravo da doença. Para tanto, a educação em saúde deve ser priorizada pelo enfermeiro, enfatizando a
importância de hábitos saudáveis. Concluiu-se que os enfermeiros podem estimular a prática do autocuidado. As práticas
educativas devem atender às necessidades individuais e familiares para maior adesão ao tratamento não medicamentoso
e ao medicamentoso, por parte do portador de HAS. O enfermeiro pode contribuir de forma significativa para a melhoria
nas condições de saúde e qualidade de vida do portador de HAS.