Super-heróis em educação nutricional: o lúdico na promoção da saúde e prevenção da anemia em pré-escolares
DOI:
https://doi.org/10.15343/0104-7809.20153904495503Palavras-chave:
Educação Nutricional, Pré‑escolar, Comportamento Alimentar, Super‑heróisResumo
O estudo avaliou o impacto de uma intervenção em educação nutricional sobre o conhecimento e atitudes de pré‑esco‑
lares visando o estímulo de hábitos alimentares saudáveis e prevenção da anemia. Houve avaliação comparativa pré e 
pós‑atividade educativa, com crianças entre 2 e 6 anos de idade, durante 12 meses. A metodologia de ensino foi baseada 
na aprendizagem por modelação, com personagens representando a anemia e os super‑heróis ferro, vitamina C e a saúde. 
Foram utilizados reforçadores positivos visando sedimentação do aprendizado. Para mensurar a incorporação dos conhe‑
cimentos e aceitação das preparações com alimentos fontes de ferro e vitamina C, utilizou‑se cartilha educativa e análise 
da satisfação quanto aos cardápios propostos. A maioria (62,74%) respondeu adequadamente sobre como combater a 
anemia, citando abordagens educativas utilizadas durante a intervenção. A baixa aceitação inicial das refeições caiu 
significativamente (p < 0,05). O desenho em estilo livre sobre os alimentos incentivados quintuplicou após a intervenção 
(14,7% para 76%). Concluiu‑se que a utilização de uma metodologia lúdica associando super‑heróis e reforçadores posi‑
tivos apresenta impacto considerável na assimilação do conhecimento sobre alimentação saudável e seu efeito na saúde 
em crianças pré‑escolares. Concluiu‑se que a utilização de uma metodologia lúdica associando super‑heróis e reforçadores 
positivos apresenta impacto considerável na assimilação do conhecimento sobre alimentação saudável e seu efeito na 
saúde em crianças pré‑escolares.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 CC BY

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
 
						 
							










.jpg)



















