Super-heróis em educação nutricional: o lúdico na promoção da saúde e prevenção da anemia em pré-escolares
DOI:
https://doi.org/10.15343/0104-7809.20153904495503Palabras clave:
Educação Nutricional, Pré‑escolar, Comportamento Alimentar, Super‑heróisResumen
O estudo avaliou o impacto de uma intervenção em educação nutricional sobre o conhecimento e atitudes de pré‑esco‑
lares visando o estímulo de hábitos alimentares saudáveis e prevenção da anemia. Houve avaliação comparativa pré e
pós‑atividade educativa, com crianças entre 2 e 6 anos de idade, durante 12 meses. A metodologia de ensino foi baseada
na aprendizagem por modelação, com personagens representando a anemia e os super‑heróis ferro, vitamina C e a saúde.
Foram utilizados reforçadores positivos visando sedimentação do aprendizado. Para mensurar a incorporação dos conhe‑
cimentos e aceitação das preparações com alimentos fontes de ferro e vitamina C, utilizou‑se cartilha educativa e análise
da satisfação quanto aos cardápios propostos. A maioria (62,74%) respondeu adequadamente sobre como combater a
anemia, citando abordagens educativas utilizadas durante a intervenção. A baixa aceitação inicial das refeições caiu
significativamente (p < 0,05). O desenho em estilo livre sobre os alimentos incentivados quintuplicou após a intervenção
(14,7% para 76%). Concluiu‑se que a utilização de uma metodologia lúdica associando super‑heróis e reforçadores posi‑
tivos apresenta impacto considerável na assimilação do conhecimento sobre alimentação saudável e seu efeito na saúde
em crianças pré‑escolares. Concluiu‑se que a utilização de uma metodologia lúdica associando super‑heróis e reforçadores
positivos apresenta impacto considerável na assimilação do conhecimento sobre alimentação saudável e seu efeito na
saúde em crianças pré‑escolares.
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