Experiência lúdica de promoção de alimentação saudável no ambiente escolar: satisfação e aprendizado dos estudantes
DOI:
https://doi.org/10.15343/0104-7809.201640013850Palavras-chave:
Adolescente, Alimentação escolar, Criança, Educação alimentar e nutricional, Hábitos alimentaresResumo
O objetivo desse estudo foi analisar a satisfação e o aprendizado dos escolares participantes de uma experiência 
lúdica de promoção nos hábitos alimentares saudáveis. A intervenção em análise foi desenvolvida com alunos de 6 
a 14 anos, de uma escola municipal de Belo Horizonte, Minas Gerais, e apresentou duração de sete meses. Oficinas 
educativas e culinárias foram desenvolvidas, com cunho lúdico. O processo de avaliação foi realizado quatro meses 
após a finalização das atividades por meio de uma “roda de conversa”, pautada em um roteiro estruturado submetido 
à análise de conteúdo. O tamanho amostral considerou a saturação do conteúdo obtida. Participaram do estudo 
30 alunos, 58,6% do sexo feminino, com média de idade de 9,6 (7,0–11,0) anos. A satisfação com as atividades foi 
identificada por meio de comentários como “Eu gostei de tudo muito mais, eu gostei da nutrição, das historinhas, das 
comidas” e “Porque de vez em quando a gente não sabia o que comer e comia muita besteira, e agora a gente sabe 
o que não podemos”. As oficinas culinárias foram destacadas pela amostra: “Eu adorei, eu também. Tenho vontade 
de fazer de novo”. O aprendizado foi verificado pelos comentários referente aos grupos alimentares “Eu aprendi que 
o iogurte é derivado de leite…” e citação dos conceitos gerais sobre alimentação e saúde. As ações lúdicas educativas 
no ambiente escolar despertaram satisfação dos participantes e incentivaram a construção de conhecimentos sobre 
alimentação e nutrição.
						
							








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