Experiência lúdica de promoção de alimentação saudável no ambiente escolar: satisfação e aprendizado dos estudantes
DOI: 10.15343/0104-7809.201640013850
Palabras clave:
Adolescente. Alimentação escolar. Criança. Educação alimentar e nutricional. Hábitos alimentares.Resumen
O objetivo desse estudo foi analisar a satisfação e o aprendizado dos escolares participantes de uma experiência
lúdica de promoção nos hábitos alimentares saudáveis. A intervenção em análise foi desenvolvida com alunos de 6
a 14 anos, de uma escola municipal de Belo Horizonte, Minas Gerais, e apresentou duração de sete meses. Oficinas
educativas e culinárias foram desenvolvidas, com cunho lúdico. O processo de avaliação foi realizado quatro meses
após a finalização das atividades por meio de uma “roda de conversa”, pautada em um roteiro estruturado submetido
à análise de conteúdo. O tamanho amostral considerou a saturação do conteúdo obtida. Participaram do estudo
30 alunos, 58,6% do sexo feminino, com média de idade de 9,6 (7,0–11,0) anos. A satisfação com as atividades foi
identificada por meio de comentários como “Eu gostei de tudo muito mais, eu gostei da nutrição, das historinhas, das
comidas” e “Porque de vez em quando a gente não sabia o que comer e comia muita besteira, e agora a gente sabe
o que não podemos”. As oficinas culinárias foram destacadas pela amostra: “Eu adorei, eu também. Tenho vontade
de fazer de novo”. O aprendizado foi verificado pelos comentários referente aos grupos alimentares “Eu aprendi que
o iogurte é derivado de leite…” e citação dos conceitos gerais sobre alimentação e saúde. As ações lúdicas educativas
no ambiente escolar despertaram satisfação dos participantes e incentivaram a construção de conhecimentos sobre
alimentação e nutrição.