Atividade física, tempo de tela e qualidade do sono de estudantes durante o ensino remoto

Autores

  • Elias dos Santos Batista Grupo de Estudo e Pesquisa em Biomecânica e PsicoFisiologia do Exercício, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – GETEPS/IFRN. Caicó; Nova Cruz/RN, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-6738-6564
  • Helder Xavier Bezerra Grupo de Estudo e Pesquisa em Biomecânica e PsicoFisiologia do Exercício, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – GETEPS/IFRN. Caicó; Nova Cruz/RN, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-1107-6185
  • Gabriel Pereira Maciel Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal de Santa Catarina – PPGEF/UFSC. Florianópolis/SC, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-4141-1995
  • Alesandra Araújo de Souza Grupo de Estudo e Pesquisa em Biomecânica e PsicoFisiologia do Exercício, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – GETEPS/IFRN. Caicó; Nova Cruz/RN, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-0303-169X
  • Marcela Rodrigues de Castro Grupo de Estudo e Pesquisa em Biomecânica e PsicoFisiologia do Exercício, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – GETEPS/IFRN. Caicó; Nova Cruz/RN, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-3771-1386
  • Valter Cordeiro Barbosa Filho Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Atividade Física, Saúde e Escola, Universidade Estadual do Ceará – GRAFES/UECE. Fortaleza/ CE, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-4769-4068
  • Rodrigo Ramalho Aniceto Grupo de Estudo e Pesquisa em Biomecânica e PsicoFisiologia do Exercício, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – GETEPS/IFRN. Caicó; Nova Cruz/RN, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-7253-8331

DOI:

https://doi.org/10.15343/0104-7809.202448e16682024P

Palavras-chave:

Pandemia, Exercício Físico, Inatividade Física, Sono, Comportamento Sedentário

Resumo

A crise sanitária e social desencadeada pela pandemia da doença coronavírus 2019 (COVID-19) impactou toda a sociedade de forma significativa. No contexto educacional, o isolamento social e o ensino remoto podem ter agravado comportamentos não-saudáveis entre estudantes do ensino médio, como tempo de tela excessivo e a qualidade do sono. O presente estudo objetivou analisar o impacto do ensino remoto e suas consequências sobre os níveis de atividade física, tempo acumulado em frente a telas e qualidade de sono de estudantes. Trata-se de um estudo transversal realizado com 995 estudantes do ensino médio, com idade média de 22,34 ± 7,46, considerando todas as 20 unidades acadêmicas do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Nordeste do Brasil. As coletas foram realizadas no período de 08 de setembro a 29 de novembro de 2021. Um questionário online foi estruturado com informações do recordatório dos comportamentos antes e durante o ensino remoto. Instrumentos validados foram utilizados para mensurar o nível de atividade física (IPAQ), exposição a tempo de tela recreativa e qualidade de sono (MSQ). Observou-se que durante o ensino remoto, os participantes tiveram mais chances de estarem fisicamente inativos (OR: 1,45, p-valor<0,001), terem mais de duas horas de tempo de tela (OR: 1,77, p-valor<0,001) e pior qualidade do sono (OR: 1,68, p-valor<0,001). Essas mudanças nos comportamentos refletem o impacto da adoção do ensino remoto nas rotinas e na saúde dos estudantes, destacando a importância de uma organização social e educacional com abordagens preventivas e intervenções focadas em comportamentos de saúde em tempos de desafios sanitários como este.

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Publicado

2024-12-17

Como Citar

Batista, E. dos S., Bezerra, H. X., Maciel, G. P., Souza, A. A. de, Castro, M. R. de, Filho, V. C. B., & Aniceto, R. R. (2024). Atividade física, tempo de tela e qualidade do sono de estudantes durante o ensino remoto. O Mundo Da Saúde, 48. https://doi.org/10.15343/0104-7809.202448e16682024P

Edição

Seção

Artigos