Eficácia da plataforma PIUSE na gestão de pesquisas e sua relação com o uso intensivo de internet por membros de bancas e orientadores de teses

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15343/0104-7809.202448e16382024P

Palavras-chave:

Uso Excessivo de Internet, Orientadores de Teses, Eficiência, PIUSE, Google, Saúde Visual

Resumo

O estudo teve como objetivo avaliar a efetividade da plataforma PIUSE na gestão dos processos de pesquisa e o uso excessivo da internet por orientadores e membros de bancas de teses no programa de segunda especialização da Faculdade de Educação da Universidade Nacional do Altiplano de Puno. Esta pesquisa teve um desenho quase-experimental, realizado com 125 professores que participaram como membros de bancas e/ou orientadores, com idade média de 46,86±7,87 anos. No estudo, foram aplicados três instrumentos: questionário para a revisão de projetos e relatórios de pesquisa (α=0,967); questionário para a aprovação de projetos e relatórios de pesquisa (α=0,894); e o questionário para a defesa de projetos e relatórios de pesquisa (α=0,882). Utilizou-se o teste de Wilcoxon para comparar duas amostras relacionadas antes e depois da implementação da plataforma PIUSE e o qui-quadrado de Pearson para a associação entre o uso da internet e o nível de participação. As análises foram realizadas com o software IBM SPSS v.25. A plataforma PIUSE, construída com as ferramentas do Google, influenciou significativamente a eficiência na revisão e aprovação de projetos e relatórios de pesquisa (Z=-9,729; p<0,001), na revisão do intercâmbio de informações (Z=-9,702; p<0,001), e na edição e correção durante a revisão de projetos e relatórios de pesquisa (Z=- 9,766; p<0,001). No entanto, 85,4% dos professores que participaram como membros de bancas em um nível elevado fizeram uso da internet por mais de 4 horas/dia (χ2=43,427; P<0,001).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Hu K, Luo Q, Qi K, Yang S, Mao J, Fu X, et al. Understanding the topic evolution of scientific literatures like an evolving city: Using Google Word2Vec model and spatial autocorrelation analysis. Inf Process Manag. [Internet magazine], julio de 2019. [accessed January 20, 2024] 56(4):1185–203. Available at: https://doi.org/10.1016/j.ipm.2019.02.014

Ríos V, González A, Pereira Hernández ML, Cortes Ordoñez A. Análisis de la Gestión del Aprendizaje implementando Google Classroom en educación superior, caso de estudio: asignatura cadena de suministro. RIDE Rev Iberoam Para Investig El Desarro Educ [Internet magazine]. el 16 de mayo de 2023 [accessed January 20, 2024];13(26). Available at: https://www.ride.org.mx/ index.php/RIDE/article/view/1489

Ziemba P, Piwowarski M, Nermend K. Software systems supporting remote education – Fuzzy assessment using a multi criteria group decision-making method. Appl Soft Comput. [Internet magazine], December de 2023. [accessed January 20, 2024] 149:110971. Available at: https://doi.org/10.1016/j.asoc.2023.110971

Gastélum-Escalante J, León M. Remote teaching or virtual education. Dilemma of Mexican institutions of higher education. Apertura. [Internet magazine], el 30 de septiembre de 2022. [accessed January 20, 2024] 14(2):24–39. Available at: https://doi. org/10.32870/Ap.v14n2.2223

Waleed M, Sajjad M. On the emergence of geospatial cloud-based platforms for disaster risk management: A global scientometric review of google earth engine applications. Int J Disaster Risk Reduct. [Internet magazine], October de 2023. [accessed February 10, 2024] 97:104056. Available at: https://doi.org/10.1016/j.ijdrr.2023.104056

Chiu PC, Teoh SH, Zhang Y, Huang X. Using Google searches of firm products to detect revenue management. Account Organ Soc. [Internet magazine], august de 2023. [accessed February 10, 2024], 109:101457. Available at: https://doi.org/10.15343/0104- 7809.202347e15122023P

Santos D. Conceptualizing the democratization of innovation through transitions theory: A case study of biohacking in community science labs. Environ Innov Soc Transit. [Internet magazine], diciembre de 2023. [accessed august 12, 2024], 49:100783. Available at: https://doi.org/10.1016/j.eist.2023.100783

Vilela P, Sánchez JE, Chau C. Desafíos de la educación superior en el Perú durante la pandemia por la COVID-19. Desde El Sur. [Internet magazine], 13 de septiembre de 2021. accessed February 10, 2024], 13(2):e0016. Available at: https://doi. org/10.21142/DES-1302-2021-0016

Chui H, Valdivia M. O uso excessivo da Internet na saúde mental de estudantes universitários de enfermagem. O Mundo Saúde [Internet magazine] el 1 de enero de 2023 [accessed March 12, 2024]; 47. Available at: https://doi.org/10.15343/0104- 7809.202347e15122023P

Valdivia P. Educación Superior: Pandemia COVID-19. Rev Digit Investig En Docencia Univ. [Internet magazine], el 31 de diciembre de 2020. [accessed April 06, 2024],14(2):e1388. Available at: https://doi.org/10.19083/ridu.2020.1388

Loyola-Illescas E, editor. ¿Qué nos dejó la pandemia? Retos y aprendizajes para la educación superior [Internet]. Editorial Abya Yala; 2021 [citado el 8 de febrero de 2024]. Disponible en: http://books.scielo.org/id/qp4g6

Regalado M, Medina Gamero A, Tello Cabello R. La salud mental en adolescentes: Internet, redes sociales y psicopatología. Aten Primaria. [Internet magazine], diciembre de 2022. [accessed April 06, 2024]; 54(12):102487. Available at: https://doi. org/10.1016/j.aprim.2022.102487

Vargas LJ, Espitia Lozano N, De La Peña Triana HM, Vargas Vargas JL, Mogollón Botía DM, Pobre Vinasco AM, et al. Computer visual syndrome in university students in times of pandemic. Arch Soc Esp Oftalmol Engl Ed. [Internet magazine], febrero de 2023. [accessed May 05, 2024]; 98(2):72–7. Available at: https://doi.org/10.1016/j.oftale.2022.08.009

Fernandez D, Soriano-Moreno AN, Galvez-Olortegui T, Agui-Santivañez N, Soriano-Moreno DR, Benites-Zapata VA. Computer visual syndrome in graduate students of a private university in Lima, Perú. Arch Soc Esp Oftalmol Engl Ed. [Internet magazine], octubre de 2021. [accessed Jun 12, 2024]; 96(10):515–20. Available at: https://doi.org/10.1016/j.oftale.2020.12.009

Huarcaya J, Elera-Fitzcarrald C, Crisol-Deza D, Villanueva-Zúñiga L, Pacherres A, Torres A, et al. Factors associated with mental health in Peruvian medical students during the COVID-19 pandemic: a multicentre quantitative study. Rev Colomb Psiquiatr. [Internet magazine], julio de 2023 [accessed Feb 18, 2024]; 52(3):236–44. Available at: https://doi.org/10.1016/j. rcp.2021.06.002

Lossio J. Covid-19 en el Perú: respuestas estatales y sociales. História Ciênc Saúde-Manguinhos. [Internet magazine], junio de 2021. [accessed Jul 23, 2024]; 28(2):581–5. Available at: https://doi.org/10.1590/s0104-59702021005000001

Diaz-Balteiro L, Alfranca O, Voces R, Soliño M. Using google search patterns to explain the demand for wild edible mushrooms. For Policy Econ. [Internet magazine], julio de 2023. [accessed Feb 08, 2024]; 152:102993. Available at: https://doi.org/10.1016/j. forpol.2023.102993

Martín-Herrera I, Micaletto-Belda JP, Polo D. Google Workspace as a b-learning platform. Analysis of the perceptions of the Degrees in Communication. [Internet magazine], Apertura. el 30 de septiembre de 2021. [accessed March 19, 2024];13(2):106– 23. Available at: https://doi.org/10.32870/Ap.v13n2.2029

Nakhla J, Kobets A, De La Garza Ramos R, Haranhalli N, Gelfand Y, Ammar A, et al. Use of Google Glass to Enhance Surgical Education of Neurosurgery Residents: “Proof-of-Concept” Study. World Neurosurg. [Internet magazine], febrero de 2017. [accessed Jun 18, 2024]; 98:711–4. Available at: https://doi.org/10.1016/j.wneu.2016.11.122

Tay JQ. Re: Online patient education in body contouring: A comparison between Google and ChatGPT. J Plast Reconstr Aesthet Surg. [Internet magazine], diciembre de 2023. [accessed Jul 18, 2024]; 87:440–1. Available at: https://doi.org/10.1016/j. bjps.2023.10.121

Wang Z, Chan MT. A systematic review of google cardboard used in education. Comput Educ X Real. [Internet magazine], 2024. [accessed Jul 18, 2024]; 4:100046. Available at: https://doi.org/10.1016/j.cexr.2023.100046

Kavici S, Ayaz-Alkaya S. Internet addiction, social anxiety and body mass index in adolescents: A predictive correlational design. Child Youth Serv Rev. [Internet magazine], mayo de 2024. [accessed March 12, 2024];160:107590. Available at: https:// doi.org/10.1016/j.childyouth.2024.107590

Nguyen CTT, Yang HJ, Lee GT, Nguyen LTK, Kuo SY. Relationships of excessive internet use with depression, anxiety, and sleep quality among high school students in northern Vietnam. J Pediatr Nurs. [Internet magazine], enero de 2022. [accessed March 10, 2024]; 62:e91–7. Available at: https://doi.org/10.1016/j.pedn.2021.07.019

Quispe YC, Aguilar Asqui ML, Aguilar Asqui S, Quispe Yucra D, Velasquez Monzon G. Niveles de Estrés post Pandemia en Docentes de las Instituciones Educativas Primarias de la Ciudad de Puno 2022. Cienc Lat Rev Científica Multidiscip. [Internet magazine], el 11 de enero de 2024. [accessed Jun 12, 2024]; 7(6):6037–55. Available at: https://doi.org/10.37811/cl_rcm. v7i6.9143

Publicado

2024-09-24

Como Citar

Miranda, P. S. Y., Vallejo, N. K. P., Mendizabal, B. K. S., & Betancur, H. N. C. (2024). Eficácia da plataforma PIUSE na gestão de pesquisas e sua relação com o uso intensivo de internet por membros de bancas e orientadores de teses. O Mundo Da Saúde, 48. https://doi.org/10.15343/0104-7809.202448e16382024P

Edição

Seção

Artigos