Insights sobre educação nutricional: uma metassíntese interpretativa qualitativa a partir da perspectiva latino-americana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15343/0104-7809.202448e16052024P

Palavras-chave:

Revisão Sistemática, Dieta, Alimentação e Nutrição, Educação do Paciente como Tema, América Latina

Resumo

Os estudos sobre educação em saúde têm focado mais no que se ensina do que em quem aprende. Este artigo relata os resultados de uma metassíntese interpretativa qualitativa (QIMS) sobre experiências de pacientes que emergem durante a participação em intervenções educativas sobre alimentação e nutrição na América Latina. Foi realizada uma busca por estudos baseados no paradigma construtivista, hermenêutico ou interpretativo publicados entre 2006 e 2020 abrangendo nove bases de dados, identificando 1.676 registros. Foram contempladas três etapas: I) identificação da amostra por meio de fichas de caracterização e avaliação da qualidade, resultando em nove estudos; II) extração de temas abordados nos resultados da pesquisa para compreensão das experiências de participação, e III) tradução de dados e compreensão sinérgica por meio de integração de experiências, incluindo uma nova categorização de temas. O QIMS gerou sete temas: “conflito social”, “insegurança”, “sacrifício”, “cuidado”, “valorização da abordagem”, “mudança na compreensão” e “aprendizado”. Dado o nível de detalhamento da realidade social em que ocorre a participação, os temas destacam três dimensões cruciais na educação alimentar e nutricional na perspectiva dos pacientes: “história de vida”, “configuração alimentar” e “apreciação educativa”. A complexidade das experiências dos pacientes exige uma abordagem que reconheça melhor a configuração dentro das dimensões encontradas. Isto exige explorar como as experiências individuais dos pacientes se relacionam com o contexto mais amplo da nutrição e da educação alimentar na região latino-americana.

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Publicado

2024-07-24

Como Citar

Pava-Cárdenas, A., Alzate-Yepes, T., & Cervato-Mancuso, A. M. (2024). Insights sobre educação nutricional: uma metassíntese interpretativa qualitativa a partir da perspectiva latino-americana. O Mundo Da Saúde, 48. https://doi.org/10.15343/0104-7809.202448e16052024P

Edição

Seção

Artigos