Fatores associados aos problemas vocais em professores de Montes Claros, Minas Gerais

10.15343/0104-7809.202246199208

Autores

Palavras-chave:

Voz. Disfonia. Professores Escolares. Fonoaudiologia.

Resumo

Os professores utilizam da voz como instrumento de trabalho e acabam se expondo a riscos de sobrecarga e esforço vocal, podendo prejudicar o desempenho profissional. Este estudo teve como objetivo verificar a prevalência e os fatores associados aos problemas vocais em professores durante a pandemia da Covid-19. Trata-se de um estudo transversal, analítico, formado por 82 professores do ensino fundamental de três escolas estaduais de Montes Claros, Minas Gerais, Brasil. Para avaliação dos problemas vocais utilizou-se o Índice de Triagem de Distúrbio de Voz - ITDV. A coleta de dados foi realizada nos meses de julho e agosto de 2020, pela Plataforma Google Formulários. Realizou-se a análise bivariada e em seguida a regressão de Poisson ao nível de significância de 5%. A prevalência de queixas vocais foi de 42,7% (n=35) e de possíveis distúrbios vocais foi de 11,0% (n=9). Os sintomas mais relatados foram pigarro (25,6%), rouquidão (19,5%), cansaço ao falar (17,1%) e garganta seca (15,9%). Na análise final das queixas vocais ficaram associados o diagnóstico para refluxo gastroesofágico (RP=2,245; IC95%=1,548-3,256) e sintomas depressivos (RP=1,722; IC95%=1,020-1,907). A mudança para aulas remotas mostrou a necessidade de orientações para uma qualidade vocal saudável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

1. Jesus MTA, Ferrite S, Araujo TM, Masson MLV. Distúrbio de voz relacionado ao trabalho: revisão integrativa. Rev. bras. saúde ocup. [revista em Internet] 2020; acesso 22 de julho de 2021; 45; 1-14. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2317-6369000040218
2. Brasil. Ministério da Saúde. Distúrbio de voz relacionado ao trabalho [Internet] 2018. [acesso 28 de julho de 2021]. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/disturbio_voz_relacionado_trabalho_dvrt.pdf
3. Masson MLV, et al. Distúrbio de voz: reconhecimento revogado junto com a nova lista de doenças relacionadas ao trabalho. Rev. bras. saúde ocup. [revista em Internet] 2020; acesso 22 de julho de 2021; 45; 1-4. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2317- 6369ED0000320
4. Roy N, Gray SD, Simon M, Dove H, Corbin-Lewis K, Stemple JC. An evaluation of the effects of two treatment approaches for teachers with voice disorders: a prospective randomized clinical trial. J Speech Lang Hear Res. 2001;44(2):286-296.
5. Andrade BMR, Giannini SPP, Duprat AC, Ferreira LP. Relação entre a presença de sinais videolaringoscópicos sugestivos de refluxo laringofaríngeo e distúrbio de voz em professoras. CoDAS [revista em Internet] 2016 maio-junho. [acesso 22 de julho de 2021]; 28(3): 302-310. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2317-1782/20162015122
6. Rossi-Barbosa LA, Gama ACC, Caldeira AP. Associação entre prontidão para mudanças de comportamento e queixa de disfonia em professores. CoDAS [revista em Internet] 2015 março-abril. [acesso em 15 de abril de 2022]; 27(2):170-177. Disponível em: https:// doi.org/10.1590/2317-1782/20152013088
7. Dias IRM. Condições de trabalho e distúrbio de voz em professores da rede estadual de ensino da cidade de Manaus, Amazonas, Brasil. Dissertação. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; 2018.
8. Limoeiro FMH, Ferreira AEM, Zambon F, Behlau M. Comparação da ocorrência de sinais e sintomas de alteração vocal e de desconforto no trato vocal em professores de diferentes níveis de ensino. CoDAS [revista em Internet] 2019. [acesso 22 de julho de 2021]; 31(2): 1-8. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2317-1782/20182018115
9. da Rocha LM, Lima BS, Amaral PL, Behlau M, Souza LDM. Risk factors for the incidence of perceived voice disorders in elementary and middle school teachers. J Voice. 2017; 31; 258.e7–12.
10. Stults-Kolehmainen M, Filgueiras A, Blacutt M. Factors linked to changes in mental health outcomes among Brazilians in quarantine due to COVID-19. MedRxiv. 2020. (in press). [acesso em 15 de abril de 2022]. Disponível em: https://doi.org/10.1101/2020.05.12.20099374
11. Ornell F, Schuch JB, Sordi AO, Kessler FHP. “Pandemic fear” and COVID-19: Mental health burden and strategies. Braz. J. Psychiatr. [revista em Internet]. 2020. [acesso em 15 de abril de 2022]; 42(3): 232-235. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1516-4446-2020- 0008
12. Souza SF, Andrade AGM, Carvalho RCP. Saúde mental e trabalho no contexto da pandemia por covid-19: proposta para vigilância em saúde. Rev. baiana saúde pública [revista em Internet]. 2021. [acesso em 15 de abril de 2022];45(1): 125-139. Disponível em: https:// 10.22278/2318-2660.2021.v45.Especial 1.a3242
13. Nemr K, Simões-Zenari M, Cologis VCA, Martins GA, Saito IT, Gonçalves RDS. COVID-19 and Remote Learning: Predictive Factors of Perceived Improvement or Worsening of the Voice in Brazilian Teachers. J Voice. 2021. (in press). [acesso em: 20 de abril de 2022]. Disponível em: https://doi: 10.1016/j.jvoice.2021.08.010
14. Ghirardi AC, Fereira LP, Giannini SPP, Latorre MRDO. Screening Index for Voice Disorder (SIVD): Development and Validation. J Voice. 2013; 27; 195-200.
15. Santos IS, et al. Sensibilidade e especificidade do Patient Health Questionnaire-9 (PHQ-9) entre adultos da população geral. Cad. Saúde Pública [revista em Internet] 2013 agosto. [acesso 22 de julho de 2021]; 29(8): 1533-1543. Disponível em: https://doi. org/10.1590/0102-311X00144612
16. Dornelas R, Santos TA, Oliveira DS, Irineu RA, Brito A, Silva K. Violência nas escolas e a voz dos professores. CoDAS [revista em Internet] 2017. [acesso em 20 de abril de 2022]; 29(4): 1-4. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2317-1782/20172017053
17. Santana C, Santos CO, Mota AFB, Pellicani AD. Manifestação de fadiga vocal em professores de métodos de ensino ativo versus tradicional durante aulas remotas devido ao Covid-19. Res., Soc. Dev. [revista em internet] 2021. [acesso em: 20 abril de 2022]; 10(16): 1-9. Disponível em: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i16.23001
18. Barbosa REC, Fonseca GC, Silva NSS, Silva RRV, Haikal DS. Condições de saúde e trabalho de professores(as) da rede pública estadual de Minas Gerais [livro eletrônico]: relatório técnico. Montes Claros, MG, 2022. [acesso em 20 de abril de 2022]. Disponível em: http://www.ppgcs.unimontes.br/ppgcs/images/2022/3relatorioprofsminascoorte.pdf
19. Kenny C. Dysphonia and vocal tract discomfort while working from home during COVID-19. J Voice. 2021; (in press). [acesso em 20 de abril de 2022]. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jvoice.2020.10.010
20. Tao Y, Lee CT-C, Hu YJ, Liu Q. Relevant Work Factors Associated with Voice Disorders in Early Childhood Teachers: A Comparison between Kindergarten and Elementary School Teachers in Yancheng, China. Int. J. Environ. Res. Public Health [revista em Internet] 2020. [acesso 22 de julho de 2021]; 17(9): 3081. Disponível em: https://doi.org/10.3390/ijerph17093081
21. Vertanen-Greis H, Löyttyniemi E, Uitti J. Voice Disorders are Associated With Stress Among Teachers: A Cross-Sectional Study in Finland. J Voice. 2020; 34: 488.e1-8.
22. Trinite B. Epidemiology of Voice Disorders in Latvian School Teachers. J Voice. 2017; 31: 508.e1-9.
23. Silva GJ, Almeida AA, Lucena BTL, Silva MFBL. Sintomas vocais e causas autorreferidas em professores. CEFAC [revista em Internet] 2016. [acesso 22 de julho de 2021]; 18(1):158-166. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982-021620161817915
24. Rossi-Barbosa LAR, et al. Self-Reported Acute and Chronic Voice Disorders in Teachers. J Voice. 2016; 30: 755.e25-33.
25. Magalhães TA, et al. Condições crônicas de saúde e fatores associados entre professores da rede pública: estudo de base populacional - projeto ProfSMoc. Montes Claros, MG: Unimontes, 2020. 58p. [acesso em 24 de abril de 2022]. Disponível em: http:// www.ppgcs.unimontes.br/ppgcs/images/2022/1relatorioprofsmocresultadosprinciais.pdf
26. Hermes EGC, Bastos PPHO. Prevalência de sintomas vocais em professores na rede municipal de ensino em Campo Grande – MS. Rev. CEFAC [revista em Internet] 2015 setembro-outubro. [acesso em 22 de julho de 2021]; 17(5): 1541 – 1555. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982-021620151751215
27. Almeida LMS, Dumith SC. Associação entre problemas vocais e tempo de trabalho em servidores públicos de uma Universidade Federal do sul do Brasil. Cad. Saúde Coletiva [revista em Internet] 2018 julho-setembro. [acesso 22 de julho de 2021]; 26(3): 249-254. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1414-462X201800030269
28. Fillis MMA, Andrade SM, González AD, Melanda FN, Mesas AE. Frequência de problemas vocais autorreferidos e fatores ocupacionais associados em professores da educação básica de Londrina, Paraná, Brasil. Cad. Saúde Pública [revista em Internet] 2016. [acesso 22 de julho de 2021]; 32(1):1-10. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-311X00026015
29. Lopes MCLA, Fagundes SN, Mousinho KC, Correia MGC, Ribeiro CMB, Vanderlei AD. Factors associated with vocal health and quality of life in teachers/professors. Rev. CEFAC [revista em Internet] 2018 julho-agosto. [acesso 22 de julho de 2021]; 20(4): 515-531. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982-021620182048417
30. Besser A.; Lotem S.; Zeigler-Hill V. Psychological stress and vocal symptoms among university professors in israel: implications of the shift to online synchronous teaching during the COVID-19 pandemic. J Voice. 2021; (in press). [acesso em 15 de abril de 2022]. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jvoice.2020.05.02
31. Nemr K. Simões-Zenari M. Almeida VC, Martins GA, Saito IT. COVID-19 and the teacher´s voice: self-perception and contributions of speech therapy to voice and communication during the pandemic. Clinics [revista em Internet] 2021; acesso em 22 de abril de 2022; 76:e2641. Disponível em: https://doi.org/10.6061/clinics/2021/e2641
32. Ricci G, Wolf AE, Barbosa AP, Moreti F, Gielow I, Behlau M. Sinais e sintomas de refluxo laringofaríngeo e sua relação com queixas e qualidade vocal. CoDAS [revista em Internet] 2020. [acesso 22 de julho de 2021]; 32(5): e20180052. Disponível em: https://doi. org/10.1590/2317-1782/20202018052
33. Cantor-Cutiva LC, Banks RE, Hunter EJ. The Effect of Upper Airway Ailments on Teachers' Experience of Vocal Fatigue. J Voice. 2020; 36: 226-231.
34. Lechien JR, et al. Voice Quality as Therapeutic Outcome in Laryngopharyngeal Reflux Disease: A Prospective Cohort Study. J Voice. 2020; 34: 112-120.
35. Elam, JC, Ishman, SL, Dunbar, KB, Clarke, JO, Gourin, CG. The relationship between depressive symptoms and Voice Handicap Index scores in laryngopharyngeal reflux. The Laryngoscope. 2010; 120(9): 1900-1903.
36. Alanazi R, Alrahim A, Bayounos S, Al-Ghuwainem A, Al-Bar MH. Association Between Voice Handicap Index and Reflux Symptom Index: A cross-sectional study of undiagnosed general and teacher cohorts in Saudi Arabia. Sultan Qaboos Univ Med J. 2018; 18(3): e350–e354.
37. Alves DS et al. Food consumption changes among teachers during the COVID-19 pandemic. Obes Med. [revista em internet] 2021. [acesso em 23 de abril de 2022]; 26:100366. Disponível em: https://doi:10.1016/j.obmed.2021.100366
38. Nerrière E, Vercambre MN, Gilbert F, Kovess-Masféty V. Voice disorders and mental health in teachers: a cross-sectional nationwide study. BMC Public Health [revista em internet] 2009. [acesso em 15 de abril de 2022]; 9:370. Disponível em: https://doi. org/10.1186/1471-2458-9-370

Publicado

2022-07-21

Como Citar

Rodrigues Souza de Campos, A. G., Teodora de Oliveira, L., de Sousa Medeiros, D., Alves Pereira, S. A., Rossi Barbosa-Medeiros, M., & Rossi-Barbosa, L. A. R. (2022). Fatores associados aos problemas vocais em professores de Montes Claros, Minas Gerais: 10.15343/0104-7809.202246199208. O Mundo Da Saúde, 46, 199–208. Recuperado de https://revistamundodasaude.emnuvens.com.br/mundodasaude/article/view/1368

Edição

Seção

Artigos