Fatores associados aos problemas vocais em professores de Montes Claros, Minas Gerais

10.15343/0104-7809.202246199208

Autores/as

Palabras clave:

Voz. Disfonia. Professores Escolares. Fonoaudiologia.

Resumen

Os professores utilizam da voz como instrumento de trabalho e acabam se expondo a riscos de sobrecarga e esforço vocal, podendo prejudicar o desempenho profissional. Este estudo teve como objetivo verificar a prevalência e os fatores associados aos problemas vocais em professores durante a pandemia da Covid-19. Trata-se de um estudo transversal, analítico, formado por 82 professores do ensino fundamental de três escolas estaduais de Montes Claros, Minas Gerais, Brasil. Para avaliação dos problemas vocais utilizou-se o Índice de Triagem de Distúrbio de Voz - ITDV. A coleta de dados foi realizada nos meses de julho e agosto de 2020, pela Plataforma Google Formulários. Realizou-se a análise bivariada e em seguida a regressão de Poisson ao nível de significância de 5%. A prevalência de queixas vocais foi de 42,7% (n=35) e de possíveis distúrbios vocais foi de 11,0% (n=9). Os sintomas mais relatados foram pigarro (25,6%), rouquidão (19,5%), cansaço ao falar (17,1%) e garganta seca (15,9%). Na análise final das queixas vocais ficaram associados o diagnóstico para refluxo gastroesofágico (RP=2,245; IC95%=1,548-3,256) e sintomas depressivos (RP=1,722; IC95%=1,020-1,907). A mudança para aulas remotas mostrou a necessidade de orientações para uma qualidade vocal saudável.

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Publicado

2022-07-21

Cómo citar

Rodrigues Souza de Campos, A. G., Teodora de Oliveira, L., de Sousa Medeiros, D., Alves Pereira, S. A., Rossi Barbosa-Medeiros, M., & Rossi-Barbosa, L. A. R. (2022). Fatores associados aos problemas vocais em professores de Montes Claros, Minas Gerais: 10.15343/0104-7809.202246199208. O Mundo Da Saúde, 46, 199–208. Recuperado a partir de https://revistamundodasaude.emnuvens.com.br/mundodasaude/article/view/1368

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