Benefícios de um jogo de memorização como estratégia didática no aprendizado da fisiologia humana
DOI: 10.15343/0104-7809.20184202316332
Palavras-chave:
Ensino. Biologia. Fisiologia. Jogo. Aprendizagem.Resumo
A diversificação das estratégias de ensino ajuda os alunos a aprender através de uma forma mais eficaz para compreender e assimilar os temas vistos em sala de aula. Este trabalho teve por objetivo conceber e avaliar o uso de um jogo de memorização como estratégia auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de alunos do ensino médio e do ensino superior, abordando o conteúdo de Fisiologia Humana, com foco no Sistema Excretor e Fisiologia Renal, respectivamente. A eficácia do modelo foi avaliada por meio da aplicação de dois questionários para verificar a assimilação dos conteúdos abordados em sala de aula e a percepção dos indivíduos sobre o modelo. Os resultados confirmam a eficiência do modelo apontando para a importância destes recursos como dispositivos educativos motivacionais, bem como a necessidade de utilizar metodologias inovadoras. Ademais, a utilização de modelos com apelo visual e que trabalhem o aprendizado de forma lúdica, podem agregar eficiência ao processo de ensino e aprendizagem ao tradicional modelo de sala de aula.