Benefícios de um jogo de memorização como estratégia didática no aprendizado da fisiologia humana

DOI: 10.15343/0104-7809.20184202316332

Autores/as

  • Pollyana Peixoto Federal University of Espírito Santo, Department of Physiological Sciences, Vitória, ES, Brazil.
  • Ana Raquel Santos de Medeiros Garcia Federal Institute of Espírito Santo, Vila Velha, ES, Brazil.
  • Nazaré Souza Bissoli Federal University of Espírito Santo, Department of Physiological Sciences, Vitória, ES, Brazil.
  • Ana Carolina Simões Ramos Faesa University Center - FAESA, Vitória, ES, Brazil.

Palabras clave:

Ensino. Biologia. Fisiologia. Jogo. Aprendizagem.

Resumen

A diversificação das estratégias de ensino ajuda os alunos a aprender através de uma forma mais eficaz para compreender e assimilar os temas vistos em sala de aula. Este trabalho teve por objetivo conceber e avaliar o uso de um jogo de memorização como estratégia auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de alunos do ensino médio e do ensino superior, abordando o conteúdo de Fisiologia Humana, com foco no Sistema Excretor e Fisiologia Renal, respectivamente. A eficácia do modelo foi avaliada por meio da aplicação de dois questionários para verificar a assimilação dos conteúdos abordados em sala de aula e a percepção dos indivíduos sobre o modelo. Os resultados confirmam a eficiência do modelo apontando para a importância destes recursos como dispositivos educativos motivacionais, bem como a necessidade de utilizar metodologias inovadoras. Ademais, a utilização de modelos com apelo visual e que trabalhem o aprendizado de forma lúdica, podem agregar eficiência ao processo de ensino e aprendizagem ao tradicional modelo de sala de aula.

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Publicado

2018-04-01

Cómo citar

Peixoto, P. ., Santos de Medeiros Garcia, A. R. ., Souza Bissoli, N. ., & Simões Ramos, A. C. . (2018). Benefícios de um jogo de memorização como estratégia didática no aprendizado da fisiologia humana: DOI: 10.15343/0104-7809.20184202316332. O Mundo Da Saúde, 42(2), 316–332. Recuperado a partir de https://revistamundodasaude.emnuvens.com.br/mundodasaude/article/view/126