Movimentos sacádicos durante leitura de texto em crianças e universitários bons leitores

Doi: 10.15343/0104-7809.200832.2.2

Autores/as

  • Juliana Emy Yokomizo Bolsista de Iniciação científica PIBIC/MackPesquisa do Curso de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
  • Katerina Lukasova Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento. Docente da Universidade Cruzeiro do Sul.
  • Daniel Sá Roriz Fonteles Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento.
  • Elizeu Coutinho de Macedo Doutor em Psicologia Experimental e Docente do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Palabras clave:

Crianças. Leitura. Movimentos sacádicos.

Resumen

O presente estudo avaliou crianças de quarta série e universitários considerados bons leitores em prova computadorizada de leitura
de textos. Traçados dos movimentos oculares obtidos durante a leitura possibilitam comparar os dois grupos em: número de sacadas regressivas;
tipo de sacada regressiva que podia ser intra-palavra ou entre-palavra; e classificação gramatical das palavras que sofreram regressão. Resultados
mostram que crianças apresentaram maior número de sacadas regressivas do que universitários. Ambos os grupos realizaram mais regressões
entre-palavras para a palavra imediatamente anterior à última fixação do que regressões intra-palavra. Os dois grupos realizaram mais sacadas
regressivas intra-palavras nos seguintes tipos de palavras: substantivos, adjetivos e verbos. Regressões para a palavra anterior ocorreram principalmente
nos pares de palavra: conjunção-verbo; adjetivo-substantivo e preposição-substantivo. De modo geral, os bons leitores realizam menos
sacadas regressivas do que crianças em processo de alfabetização, no entanto o padrão das sacadas regressivas e o tipo de palavras que sofrem
regressão são parecidos nos dois grupos. Também foi observado um maior número de sacadas regressivas no início de cada linha do texto, que
pode ser explicado em função do processamento parafoveal na leitura. Regressões para a palavra anterior podem estar relacionadas ao fato de
que, dependendo da classe gramatical da palavra, há uma maior possibilidade dela não ser fixada.

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Publicado

2008-04-01

Cómo citar

Emy Yokomizo, J. ., Lukasova, K. ., Sá Roriz Fonteles, D. ., & Coutinho de Macedo, E. . (2008). Movimentos sacádicos durante leitura de texto em crianças e universitários bons leitores: Doi: 10.15343/0104-7809.200832.2.2. O Mundo Da Saúde, 32(2), 131–138. Recuperado a partir de https://revistamundodasaude.emnuvens.com.br/mundodasaude/article/view/795