A reabilitação do deficiente auditivo visando qualidade de vida e inclusão social

DOI:10.15343/0104-7809.200630.1.14

Autores/as

  • Soraya Abbes Clapés Margall Fonoaudióloga. Doutora em Distúrbios da Comunicação Humana pela UNIFESP. Professora Titular I do Curso de Fonoaudiologia do Centro Universitário São Camilo.
  • Márcia Honora Fonoaudióloga com Aprimoramento em Audiologia Educacional pela Santa Casa/SP. Fonoaudióloga responsável pelo Setor de Autismo Infantil e Surdocegueira da Fundação Municipal Anne Sullivan.
  • Ana Lúcia Albernás Carlovich Fonoaudióloga com Aprimoramento em Audiologia Educacional pela Santa Casa/SP. Fonoaudióloga responsável pelo Setor de Autismo Infantil e Surdocegueira da Fundação Municipal Anne Sullivan.

Palabras clave:

Surdez –reabilitação,Inclusão social, Escolarização

Resumen

O presente artigo origina-se da experiência prática de três fonoaudiólogas que trabalham na reabilitação de pacientes surdos.
O caminho para refletir a respeito dessa questão consta da descrição dos graus das perdas auditivas e dos aspectos relevantes no
diagnóstico da deficiência auditiva, refletindo as questões emocionais da família que interferem na reabilitação, as abordagens terapêuticas
utilizadas com estes pacientes,a escolarização e seus aspectos legais. Esses assuntossão fundamentais de serem considerados no processo
de reabilitação dos surdos, visando uma melhor qualidade de vida para esses sujeitos, ampliando suas possibilidades e a efetividade de
sua real inclusão social.

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Publicado

2006-01-01

Cómo citar

Abbes Clapés Margall, S. ., Honora, M. ., & Albernás Carlovich, A. L. (2006). A reabilitação do deficiente auditivo visando qualidade de vida e inclusão social: DOI:10.15343/0104-7809.200630.1.14. O Mundo Da Saúde, 30(1), 123–128. Recuperado a partir de https://revistamundodasaude.emnuvens.com.br/mundodasaude/article/view/741