Lições de anatomia: vida, morte e dignidade

DOI: 10.15343/0104-7809.200630.3.6

Autores/as

  • Cristiane Regina Ruiz Educadora física. Doutora em Ciências (UNIFESP-EPM). Especialista em Bioética e Pastoral da saúde. Coordenadora do curso “Especialização em Diagnóstico por imagem: Interpretação anatômica”, do Centro Universitário São Camilo. Docente das disciplinas de Anatomia humana e Bioética.
  • Léo Pessini Centro Universitário São Camilo-SP, Brasil.

Palabras clave:

Bioética; Dignidade humana; Morte

Resumen

A anatomia é uma disciplina da maior importância para as ciências da vida e da saúde. Presente na história desde os mais
remotos tempos, tem sido foco de atenção não só da ciência, mas também da arte, da religião e da ética. Historicamente, sempre que
a disciplina passou por momentos de polêmica e difamação, existia um forte componente ético em pauta no que diz respeito ao trato
com o cadáver, fonte direta de estudo da disciplina. Neste trabalho abordaremos os diferentes momentos e fatos que acompanharam
o desenrolar da anatomia humana na história, e questionaremos, à luz da bioética e da filosofia o comportamento das pessoas antes,
durante e depois do contato com o cadáver nas aulas de anatomia humana, buscando refletir sobre a preservação do respeito e da
dignidade após a morte.

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Publicado

2006-07-01

Cómo citar

Ruiz, C. R. ., & Pessini, L. . (2006). Lições de anatomia: vida, morte e dignidade: DOI: 10.15343/0104-7809.200630.3.6. O Mundo Da Saúde, 30(3), 425–433. Recuperado a partir de https://revistamundodasaude.emnuvens.com.br/mundodasaude/article/view/697